Respostas
A pirataria moderna é o desrespeito aos contratos e convenções internacionais com cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, de marca e ainda de propriedade intelectual e de indústria. Os casos mais conhecidos são a distribuição (com e/ou sem lucro) de cópias de CDs e DVDs e a falsificação de produtos de marcas famosas como bolsas, camisas e tênis.
Os principais produtos pirateados são roupas, calçados, utensílios domésticos, remédios, livros, filmes, séries de TeVê, softwares, jogos eletrônicos e músicas. A pirataria, considerada por muitos especialistas como o crime do século XXI, atualmente movimenta mais recursos que o narcotráfico.
Além de poder frustrar o consumidor nos quesitos qualidade, durabilidade e eficiência, a pirataria de certos produtos como remédios, óculos de sol e bebidas, por exemplo, pode representar sérios danos à saúde do consumidor. [carece de fontes]
No âmbito econômico, a pirataria é um grave problema. Em 2001, de acordo com a Business Software Alliance, a prática ilegal custou, à economia global, mais de 13 bilhões de dólares estadunidenses em impostos, valor que beneficiaria toda a sociedade. Além do mais, centenas de milhares de empregos deixam de ser criados devido à pirataria.