No contexto histórico educacional encontram-se teorias que mostram que existem diferenças que marcam as práticas pedagógicas e essas se afirmam cotidianamente no processo ensino-aprendizagem, as quais,
juntas, disputam os espaços pedagógicos. Diante das perspectivas teóricas que você estudou durante as aulas e videoaulas da disciplina. Explique as características próprias de cada umas das seguintes pedagogias: Pedagogia tradicional, Pedagogia nova ou escolanovismo, Pedagogia tecnicista. Para responder à questão, você deve produzir um texto com suas próprias palavras entre 10 e 15 linhas.
Respostas
A pedagogia tradicional é, das três, a mais difícil de definir, pois representa uma série de trabalhos diferentes realizados ao decorrer de séculos na pedagogia. De maneira resumida ela é caracterizada pela ideia de que o professor é o repositório total do conhecimento, sendo os alunos meros ignorantes, e pelo papel passivo que os alunos tem em seu aprendizado, devendo apenas obedecer às ordens dadas pelo professor. Além disto nela já existiram castigos físicos, o tipo de avaliação é classificatória e há uma forte valorização dos aspectos "tradicionais" da sociedade.
Já a pedagogia do escolanovismo, que surgiu ainda no século XIX, busca colocar o aluno como o grande responsável pela sua aprendizagem, considerando-o como sujeito capaz de reflexão e como o centro do processo educacional, havendo respeito pelas diferenças.
A pedagogia tecnicista, por sua vez, considera que o papel da escola é formar para o mercado de trabalho e que o professor deve ser, acima de tudo, um técnico, que ensina de forma padronizada a alunos que são vistos também como padronizados, cujo grande objetivo é alcançar um bom posto de trabalho na sociedade industrial.