• Matéria: Português
  • Autor: isabelamuller08
  • Perguntado 7 anos atrás

Artigo de opopinião sobre o realismo

Respostas

respondido por: dani998019
1

Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. Não bastava mostrar a face sonhadora e idealiza da da vida como fizeram os românticos; era preciso mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacraste, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.  

Uma característica comum ao Realismo é o seu forte poder de crítica, adotando uma objetividade que faltou ao romantismo. Grandes escritores realistas descrevem o que está errado de forma natural. Se um autor desejasse criticar a postura da Igreja católica, não escreveria um soneto anti cristão, porém escreveria histórias que envolvessem-na de forma a inserir nessas histórias o que eles julgam ser a Igreja Católica e como as pessoas reagem a ela. Em lugar do egocentrismo romântico, verifica-se um enorme interesse de descrever, analisar e até em criticar a realidade. A visão subjetiva e parcial da realidade é substituída pela visão que procura ser objetiva, fiel, sem distorções. Dessa forma os realistas procuram apontar falhas talvez como modo de estimular a mudança das instituições e dos comportamentos humanos. Em lugar de heróis, surgem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações. Na Europa, o realismo teve início com a publicação do romance realista Madame Bovary (1857) de Gustave Flaubert.  

Principais correntes do realismo da época:  

Positivismo (Comte)  

Determinismo (Taine)  

Darwinismo (Darwin)  

Alguns expoentes do realismo europeu: Gustave Flaubert, Honoré de Balzac, Eça de Queirós, Charles Dickens.  

Características do Realismo:  

Veracidade: Despreza a imaginação romântica  

Contemporaneidade: descreve a realidade  

Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana  

Gosto pelos detalhes: Lentidão na narrativa  

Materialismo do amor: Mulher objeto de prazer/adultério  

Denúncia das injustiças sociais  

Determinismo e relação entre causa e efeito  

Linguagem próxima a realidade: simples, natural, clara e equilibrada  

Realismo no Brasil:  

A partir da extinção do tráfico negreiro, em 1850, acelera-se a decadência da economia açucareira no Brasil e o país experimenta sua primeira crise depois da Independência. O contexto social que daí se origina, aliado a leitura de grandes mestres realistas europeus como Stendhal, Balzac, Dickens e Victor Hugo, propiciarão o surgimento do Realismo no Brasil.  

Assim, em 1881 Aluísio Azevedo publica O Mulato (primeiro romance naturalista brasileiro) e Machado de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas (primeiro romance realista do Brasil).  

NATURALISMO:  

Introdução  

O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este movimento foi uma radicalização do Realismo.  

Características do Naturalismo  

- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;  

- O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;  

- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin;  

- A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo);  

- Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pintavam aquilo que observavam;  

- Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas;  

- Ainda na literatura, a linguagem é coloquial;  

- Os principais temas abordados nas obras literárias naturalistas são: desejos humanos, instintos, loucura, violência, traição, miséria, exploração social, etc.  

Naturalismo francês  

Emile Zola é considerado o idealizador e maior representante da literatura naturalista mundial. Foi muito influenciado pelo evolucionismo e pelo socialismo. Sua principal obra foi O Germinal (1885), onde aborda a realidade social nas minas de extração de carvão. Para escrever esta obra, Zola viveu com uma família de mineiros para sentir na pele a dura vida destes trabalhadores.  

Naturalismo no Brasil  

Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos corticos, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas. O principal representante do naturalismo na literatura brasileira foi Aluísio de Azevedo. Suas principais obras foram: O Mulato, Casa de Pensão e O Cortiço. Outros escritores brasileiros que merecem destaque: Adolfo Caminha, Inglês de Souza e Raul Pompéia.

espero ter ajudado

Perguntas similares