Respostas
Podemos responder a essa pergunta fazendo uma breve análise do que propõe cada uma e, depois, relacioná-las.
A epistemologia procurou explicar de como e de que jeito o conhecimento está atrelado à nossa inerência humana, ou seja, como que aprendemos as coisas? Aprendemos elas por acaso? Qual é o melhor processo para adquirir mais conhecimentos? Para que o conhecimento serve? E assim por diante...
Agora, a sociologia, é uma ciência surgida após o longo debate epistemológico, muitos sociólogos afirmam que Émile Durkeim foi o pai fundador da área. Esse sociólogo procurou explicar como que a sociedade funciona e quais são as suas finalidades, separando esse conhecimento da área da psicologia e da biologia.
Agora, relacionando-as, ao longo da formação da sociologia, houve uma intenso debate de como o entendimento da sociedade tem que ser almejada: Que tipo de processo tenho que seguir para compreender a sociedade? E foi isso que muitos sociólogos procuraram explicar. Vamos por parte.
Émile Durkheim, o Pai da sociologia, postulou que a sociedade deve ser tratada como um fato social, ou seja, temos que entender a sociedade como um grande problema matemático e resolvê-lo com a frieza de um cientista físico, sem nenhuma emoção atrelada. Resumindo; Drukheim via a sociedade como uma ciência física.
Agora outro sociólogo contemporâneo, Max Weber, postulou que o entendimento da sociedade está totalmente ligada aos sentimentos, aliás, o funcionamento da sociedade está presente somente nas relações sociais que as pessoas têm entre si. Resumindo: Weber via a sociedade altamente ligada ao emocional;
Para concluir, temos a Escola de Frankfurt, que entendia que a sociedade deve ser vista não por uma forma cartesiana (matemática) e nem Hegeliana (Dialética de Weber), na verdade, esta tem que ser analisada juntamente, de forma crítica, onde o indivíduo tem o seu papel matemático e individual.
Isso provoca uma reação quase semelhante com a epistemologia. David Hume e Decartes tinham divergências iguais aos que Weber e Durkheim tinham. Isso, resumidamente, mostra essa relação.
Resposta:
A Epistemologia é um estudo filosófico e a Sociologia do conhecimento é um estudo das Ciências Humanas.
Explicação: