Respostas
A orelha, anteriormente chamada de ouvido, é uma estrutura vestíbulo-coclear, que está localizada no osso temporal na caixa craniana. Apresenta duas funções: responsável pela audição – possui o receptor de ondas sonoras – e está relacionada com o sentido do equilíbrio.
Orelha externa
Destinada à captação do som, está projetada na região lateral da cabeça e é formada pelo pavilhão da orelh
Orelha externa. Foto: Voyagerix / Shutterstock.com
O pavilhão da orelha é uma placa irregular que consiste de uma cartilagem elástica recoberta por pele, com uma forma de elevações e depressões. É fixada na cabeça por dois tipos de ligamentos e dois tipos de músculos: (1) ligamentos intrínsecos, constituídos por uma cinta fibrosa e (2) ligamentos extrínsecos, constituídos por um tecido conjuntivo. Os (1) músculos intrínsecos são diversos e pouco desenvolvidos no corpo humano e os (2) músculos extrínsecos estão presentes na parte anterior, posterior e superior da orelha.
O conjunto do pavilhão é formado pela hélice, corresponde a face lateral e anterior da orelha com depressões e que se estende até uma parte denominada de lóbulo, uma saliência formada por tecido adiposo e fibroso (desprovido de cartilagem). O anti-hélice é a curva paralela à hélice, e entre os dois existe uma depressão chamada de escafa ou fossa escafoide.a e o meato acústico externo.