Respostas
As proteínas são complexas macromoléculas formadas por cadeias de aminoácidos e possuem diversos níveis de organização estrutural: a estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.
Em termos dos níveis mais altos de organização, as proteínas são classificadas em dois grupos principais, muito diferentes entre si: fibrosas e globulares.
Na proteínas fibrosas, as cadeias de polipeptídios são organizadas em filamentos. Essas proteínas são pouco solúveis na água e estão associadas a funções mais estruturais, fornecendo suporte, forma, flexibilidade e proteção quanto a fatores externos. Um exemplo é a alfa-queratina, encontradas nos mamíferos e que constituem o cabelo, unhas e garras.
Nas proteínas globulares, o arranjo dessas cadeias polipeptídicas é feito de maneira esférica ou globular. Essas proteínas são solúveis na água e estão associadas a atividades de regulação, são enzimas, proteínas transportadoras e imunoglobulinas. Um exemplo é a mioglobina, uma proteína que se liga ao oxigênio, encontrada nas células musculares.