As normas contábeis brasileiras foram convergidas às normas internacionais de contabilidade. Isso significou algumas mudanças significativas, como a não obrigatoriedade de publicação das Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) em prol da Demonstração do Fluxo de Caixa, entre outras. Quais foram as leis que realizaram estas mudanças no arcabouço jurídico brasileiro?
Respostas
Bom dia,
As Leis que vieram com o objetivo de convergência com as International Financial Reporting Standards (IFRS), ou normas internacionais de contabilidade, publicadas pelo International Accounting Standards Board (IASB), foram a Lei 11.638/2007 e, posteriormente, a Lei 11.941/2009 que vieram para alterar alguns dispositivos da Lei 6.404/76, conhecida como Lei das sociedades por ação.
A convergência com as normas internacionais de contabilidade tem por objetivo garantir mais transparência e comparabilidade às informações contábeis publicadas pelas empresas brasileiras. Esses fatores garantem mais confiança aos investidores, atraindo investimentos externos, garantindo a comparabilidade entre empresas nacionais e estrangeiras que também adotem as normas do IASB, fortalecendo o mercado de capitais e as empresas brasileiras.
Resposta: 11941 e 11604/09
Explicação: