Respostas
Os dois são bons. O Windows é proprietário, ou seja: pago. Você precisa de uma licença para usá-lo. Já o Linux é open-source, código aberto, ou seja: livre, grátis.
O Windows 10 tem um bom desempenho, e melhorou bastante a sua segurança. Porém, para computadores mais modestos pode não ser tão eficiente. Já o Linux é extremamente rápido e seguro com distribuições (versões) muito boas especialmente feitas para computadores mais modestos que otimizam absurdamente a performance da máquina. É o caso do Lubuntu ou do Lite.
O Windows é melhor em relação à compatibilidade com jogos e aplicativos. O Linux não tem compatibilidade com muitos programas, mas compensa oferecendo alternativas boas e gratuitas para softwares proprietários.
O Windows é mais "user friendly", ou seja, tem uma usabilidade mais fácil e simples. Já o Linux exige um pouquinho mais de esforço já que algumas tarefas ainda são feitas via terminal (se bem que dos últimos anos para cá, muitas distribuições evoluíram bastante ao ponto de não precisar mais de interações diretas com o terminal para as tarefas clássicas e essenciais, como é o caso do Ubuntu, Linux Mint, elementary OS e Fedora).
Bem, como usuário dos 2 sistemas operacionais, posso afirmar: Vale a pena usar Linux. Se você tem uma máquina mais modesta ou até mesmo uma potente, com certeza verá o ganho de desempenho notável. Ele não é um bicho de 7 cabeças como muitos dizem por aí, e com pouco tempo de uso, você se acostuma e acaba gostando do S.O.
Se você é gamer, a Steam lançou a pouco tempo o Steam Play e o usuário pode rodar muitos jogos de Windows no sistema do pinguim. Sempre lembrando que você tem programas alternativos muito bons para softwares proprietários como o Word e Excel do pacote Microsoft Office, totalmente de graça, como é o caso do Libre Office e do WPS.
Bem, é isso. Espero ter ajudado.