Respostas
Olá. Quando falamos em elementos representativos, estamos nos referindo aos elementos dos grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 16 e 18. Estamos falando das linhas VERTICAIS da tabela periódica.
Quando falamos de raio atômico, devemos lembrar que ele é a distância entre o núcleo do átomo e a sua camada mais externa (eletrosfera).
Vamos pensar uma coisa rapidinho: no núcleo do átomo, temos os nêutrons (neutros) e os prótons (positivos), e a eletrosfera é composta pelos elétrons (negativos). Isso significa que a eletrosfera é atraída pelo núcleo (cargas de sinais opostos se atraem). Lembrando disso, vamos ver o que ocorre com o raio atômico dos elementos representativos:
- quando os elementos estão no mesmo grupo (linha vertical): à medida que vamos "descendo" através dos elementos, percebemos que aumenta-se o número de camadas do átomo, correto? Quanto mais camadas existirem, maior será o raio atômico. Pense numa cebola: quanto mais camadas, maior o seu raio total. É só um exemplo, mas facilita o entendimento =D
- quando os elementos estão no mesmo período (linha horizontal): agora estamos falando de elementos que estão no mesmo período, ou seja, tem o mesmo número de camadas, devemos lembrar que quanto maior o número atômico, mais força existirá entre o núcleo e a eletrosfera. Com isso, mesmo tendo o mesmo número de camadas, quanto maior o número atômico, mais "espremida" fica a eletrosfera, tornando o raio atômico menor. Deu pra sacar? =D
Assim sendo, o raio atômico cresce de cima para baixo, quando falamos de elementos no mesmo grupo, e cresce da direita para esquerda, quando falamos de elementos no mesmo período.
Espero ter ajudado ;)