• Matéria: Administração
  • Autor: Alinealmeida3345666
  • Perguntado 7 anos atrás

empreiteira que, hipoteticamente, tenha se caracterizado pela falta de ética e ganhado milhões e milhões em caixa dois. Imagine que ela foi exposta e em pouco tempo perdeu bilhões”.

Foi com essa narrativa que o historiador Leandro Karnal transmitiu sua principal mensagem aos executivos que participaram da HSM Expomanagement nesta quarta-feira (9) em São Paulo: o crescimento sem ética é passageiro.

Para uma companhia, optar pela ética, segundo ele, é aceitar tomar um caminho mais lento, mas essa é a única forma de manter o equilíbrio, disse. “Violar a ética é pular etapas que serão cobradas depois. É como tomar anabolizantes. Dá resultado, mas traz muitos efeitos colaterais”.

De acordo com Karnal, ter ética é entender que o crescimento de qualquer coisa, inclusive do corpo humano, “é sistemático, lento e custoso”.

O pensador defendeu que a dúvida entre resultado e valores não pode existir em uma organização. “O ganho tem que ser resultado de um investimento justo no trabalho, que vai remunerar de forma justa quem investiu nesse trabalho”.

Com base nos pressupostos acima explique e comente a diferença entre a ética humanista e a ética social.

Respostas

respondido por: makmorales
6

Olá,

Podemos conceituar com base nos pressupostos acima que a ética social é aquela onde há um conjunto de valores que guiam determinada sociedade, ou seja, como as ações humanas devem ser pautadas na sociedade, não restringindo-se apenas às ações individuais, mas percebendo como elas impactam a sociedade, como no caso da corrupção.

Já a concepção de ética humanista criada por Erich Fromm que possui uma visão antropocêntrica, centrada nas atitudes do homem, onde apenas o próprio poderá ter um critério sobre aquilo que é "bom" ou "mau", sendo que o bem-estar deveria ser o único critério ético.

Abraços!

Perguntas similares