• Matéria: Português
  • Autor: Alan1Delon
  • Perguntado 7 anos atrás

a leitura do primeiro parágrafo do texto nos permite inferir duas coisas sobre o escritor ( e narrador) Rodrigo S.M.: uma relacionada ao próprio ato de narrar (atente para a expressão "falso livre - arbítrio") e outra relativa ao seu estilo que ele diz que abandonará na narrativa de Macabéa.

a) explique essa afirmação

b) alguns críticos apontam que Rodrigo S.M. é, na verdade, um alter ego (personagem que expressa a personalidade do do próprio autor) de Clarice Lispector.
Que elemento presente no primeiro parágrafo confirmaria essa hipótese?

c) Se aceitarmos como correta a hipótese exposta acima, podemos considerar que Clarice Lispector assume um compromisso social ao contar a história de Macabéa, contrariando as críticas de que ela não produziria uma literatura politicamente engajada ? Releia o segundo parágrafo para responder.

2 - O romance a hora da estrela possui treze títulos, entre os quais "Ela que se arranje " e "Ela não sabe gritar".

a) No segundo parágrafo, Rodrigo S.M. explica que há uma diferença entre um título como o que ele escolheu ("Quanto ao futuro ), precedido de um ponto final e seguido de outro , e o que poderia ter escolhido : esse mesmo título , só que seguido de reticências. Que diferença seria essa? Levante hipótese.

b) "O direito ao grito" é outro dos treze títulos de A hora da estrela. Relacione-o ao papel do escritor Rodrigo S.M. e à condição da personagem Macabra

Anexos:

Respostas

respondido por: Matheusieti
155

Olá!

Essa afirmação está relacionada a necessidade do indivíduo de ser livre porém, em alguns momentos assume uma falsa liberdade, traçando um paralelo com o livre arbítrio.

Devido a acontecimentos quanto as produções femininas Clarice dá vida ao alter ego Rodrigo S.M.

Sim, ela assume, porém, utiliza essa persona para evidenciar os fatos.

A diferença entre os casos, faz parte do ponto final, porém, de um futuro, sendo um outro ponto a ser levado em consideração.

Até mais!


lorenasantos20p58pee: Não entendi
respondido por: vivian12347
24

Aleitura do primeiro parágrafo do texto nos permite inferir duas coisas sobre o escritor ( e narrador) rodrigo s. m.: uma relacionada ao próprio ato de narrar (atente para a expressão "falso livre - arbítrio") e outra relativa ao seu estilo que ele diz que abandonará na narrativa de macabéa. a) explique essa afirmaçãob) alguns críticos apontam que rodrigo s. m. é, na verdade, um alter ego (personagem que expressa a personalidade do do próprio autor) de clarice lispector. que elemento presente no primeiro parágrafo confirmaria essa hipótese? c) se aceitarmos como correta a hipótese exposta acima, podemos considerar que clarice lispector assume um compromisso social ao contar a história de macabéa, contrariando as críticas de que ela não produziria uma literatura politicamente engajada ? releia o segundo parágrafo para responder.2 - o romance a hora da estrela possui treze títulos, entre os quais "ela que se arranje " e "ela não sabe gritar".a) no segundo parágrafo, rodrigo s. m. explica que há uma diferença entre um título como o que ele escolheu ("quanto ao futuro ), precedido de um ponto final e seguido de outro , e o que poderia ter escolhido : esse mesmo título , só que seguido de reticências. que diferença seria essa? levante hipótese. b) "o direito ao grito" é outro dos treze títulos de a hora da estrela. relacione-o ao papel do escritor rodrigo s. m. e à condição da personagem macabra

Perguntas similares