Respostas
Corais ou recifes de corais ou ainda antozoários são animais e uma das maravilhas do mundo submarino. Os corais constituem colónias coloridas e de formas espantosas que crescem nos mares e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma biodiversidade e produtividade extraordinárias.
O maior recife de coral vivo encontra-se na Grande Barreira de Coral, na costa de Queensland, na Austrália. Ele é também considerado o maior indivíduo vivo da Terra. Porém, devido à poluição e o aquecimento marinho, está a morrer.
A maioria dos corais desenvolve-se em águas tropicais e subtropicais, mas podem encontrar-se pequenas colónias de coral até em águas frias, como ao largo da Noruega.
Ameaças aos recifes de coral
Por ser um dos ecossistemas mais frágeis do mundo, os recifes estão sob ameaça constante. Nas últimas décadas, cerca de 35 milhões de recifes de corais foram destruídos pelo Homem, em 93 países. Se a situação continuar assim, 70% dos corais do mundo serão destruídos ainda durante as nossas vidas.
Onde crescem os recifes de coral?
Os recifes de coral crescem na região fótica de mares tropicais, de forte ação de ondas, forte o suficiente para manter disponível na coluna de água alimento e oxigénio dissolvido. Os recifes de coral também dependem de águas limpas e pobres em nutrientes para crescer. Os corais são organismos coloniais que na sua maioria constroem esqueletos calcários. Tais esqueletos são responsáveis pela estrutura rochosa chamada recifes de coral.
Recifes de Coral: um bem que precisa de ser protegido por todos nós
Os recifes de coral são sistemas complexos que incluem muitos animais e plantas, para além dos próprios corais, que são animais. Eles providenciam alimento e proteção a uma grande variedade de organismos vivos.