A Colibacilose entéricaacomete bezerros, leitões e cordeiros recém-nascidos, principalmente em sistemas intensivos. Sua infeção é decorrente da ingestão de linhagens patogênicas de E. coli. O desenvolvimento da doença ocorre no intestino, decorrente da colonização e produção de toxinas. Com relação ao gênero Escherichia, marque “V” para verdadeira e “F” para falsa.
( ) Linhagens de E. coli enterotoxigênica (colonização na porção distal do intestino delgado) produzem enterotoxinas, estimulam a diarreia hipersecretória e interferem na absorção de fluidos.
( ) Linhagens de E. coli enteroagregativa (colonização no intestino delgado inferior e cólon) causam necrose de enterócitos, retardo no desenvolvimento e fusão de vilosidades, induzindo diarreia por má digestão e má absorção de nutrientes.
( ) As bactérias Escherichia coli não são fermentadoras de lactose.
( ) Sua estrutura é composta de cápsula (presença de mais de 80 antígenos), membrana externa (lipídeo A – importante na virulência) e flagelos peritríqueos.
( ) Fatores que podem favorecer a infecção de Escherichia coli em animais jovens são: imunidade insuficiente, superlotação e higiene deficiente, microbiota mal estabelecida e sistema imunológico imaturo.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. V, V, F, F e V.
b. V, F, V, F e F
c. V, V, F, V e F
d. F, F, V, V e V
e. F, F, F, F e V
Respostas
respondido por:
8
c: V V F V F
espero ter ajudado valeu
respondido por:
5
V, V, F, V e F Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás