Você já estudou, que na contabilidade, ficou convencionado que o lado esquerdo seria denominado Ativo, é o lado positivo, que engloba os bens e os direitos, e no lado esquerdo tem-se o lado do Passivo, que engloba as obrigações. Essa representação gráfica, que lembra um “T”, é denominada Balanço Patrimonial, e o próprio nome, que lembra balanço, pede que haja um equilíbrio. Na contabilidade é preciso que exista uma igualdade entre bens, direitos e obrigações, ou seja, o total do lado esquerdo deverá ser igual ao total do lado direito, porém, como isso é possível? É nesse ponto que surge um novo elemento na equação patrimonial denominado Patrimônio Líquido. Esse novo grupo ficará do mesmo lado do Passivo, ou seja, das obrigações, o Patrimônio Líquido – diferença entre o ativo menos o passivo, ou seja, o valor líquido resultante da seguinte equação: Bens + Direitos – Obrigações. Outra definição que pode ser dada ao patrimônio líquido é que este é o grupo que representa o valor referente aos acionistas, ou que a eles pertence. No balanço patrimonial, o dinheiro “entra” pelo lado do passivo. De que forma isso ocorre? Quando os sócios abrem a empresa eles colocam o capital nela, e ele fica registrado no passivo, ou seja, sua origem foi no passivo dentro do Patrimônio Líquido na conta Capital Social, em contrapartida, o dinheiro é aplicado no ativo. O mesmo ocorre, por exemplo, com os fornecedores, pois determinada mercadoria aparecerá no ativo e o registro da entrada ficará no passivo.
Assim, para elaborar sua atividade, sugiro que após analisar a imagem, basear-se no livro da disciplina e também nos conhecimentos adquiridos em nossas videoaulas Você:
1. Leia o Capítulo 2 do nosso Livro;
2. Responda: As origens de recursos correspondem às obrigações e podem ser divididas em dois tipos, explique quais são:
Respostas
Boa tarde,
As origens de recursos são representadas no lado direito do Balanço Patrimonial, caracterizadas pelo passivo, essas origens de recurso podem ser de natureza própria, ou seja, proveniente dos sócios da empresa, ou proveniente de terceiros que depositam sua confiança na empresa (fornecedores, bancos, governo).
As origens de recursos provenientes de terceiros são representadas no passivo da empresa e demonstra as obrigações para com terceiros que empregaram seus recursos na empresa.
As origens de recursos provenientes de esforços próprios são representadas no Patrimônio Líquido, e demonstra as obrigações da empresa para com seus sócios.
O patrimônio líquido somado ao passivo da empresa demonstram o passivo total da empresa que é o total das origens de recursos aplicadas na empresa.