Tudo é fluido na pós-modernidade, daí o termo preferido pelo polonês Zygmunt Bauman, que tornou popular esta expressão, e prefere traduzi-la como "modernidade líquida", uma vez que nada mais é realmente concreto na era atual. Com base nessa afirmação, qual das alternativas abaixo contém características ligadas à pós-modernidade?
a) O desejo de romper com a cultura tradicional e acadêmica e fazer com que se unam várias tendências de renovação (cada artista simpatizava com uma ou outra vanguarda europeia), e diferentes campos das Artes.
b) Houve um primeiro escândalo: a jovem pintora Anita Malfatti, que acabava de voltar de seus estudos na Europa, fazia uma exposição de quadros "expressionistas" no centro da cidade e isso causou alvoroço por parte dos jornais.
c) As obras dos pintores brasileiros buscavam valorizar o nacionalismo, retratando fatos históricos importantes. Desta forma, os artistas contribuíam par
Respostas
a resposta certa seria uma alternativa que quem perguntou n mostrou, que seria a seguinte: O momento pós-moderno não apresenta propostas definidas, nem coerências, tampouco linhas evolutivas. Deste modo, diferentes estilos convivem sem choques formando ecletismos e pluralismos culturais. Não há grupos ou movimentos unificados.
Resposta:
d) O momento pós-moderno não apresenta propostas definidas, nem coerências, tampouco linhas evolutivas. Deste modo, diferentes estilos convivem sem choques formando ecletismos e pluralismos culturais. Não há grupos ou movimentos unificados.
Explicação:
Uma das características principais do pós-modernismo é a desordem. Segundo a autora Luciana de A., "a desordem propicia multiplicidade nas expressões artísticas através de infinitas técnicas sobre os mais variados materiais e suportes como pintura, escultura, desenho, cinema, artes gráficas, arte corporal, vídeo e música, isto é, infinidades de possibilidades construtivas na materialização de um sentido que procura impactar o público. É um movimento que não finda e que vive em constante reorganização."