• Matéria: Geografia
  • Autor: eilasilvac
  • Perguntado 9 anos atrás

qual a tese de wegener de a teoria da deriva dos continentes e qual a diferença da teoria das placas tectonicas e da deriva dos continentes ??????????????????/


P3t3r: vou te ajudar espera um pouco
P3t3r: o texto vai ficar grande e talvez um pouco confuso

Respostas

respondido por: P3t3r
18
Teoria criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa.
Depois de milhões de anos houve uma fragmentação surgindo dois megacontinentes chamados de Laurásia e Godwana, e apartir daí os continentes foram se movendo e se adequando às configurações atuais.
O ponto crucial para o desenvolvimento da teoria da Deriva Continental, que na sua essência significa movimentação dos continentes, ou ainda, placas que se movem, é a constatação de que a Terra não é estática. Então Wegener percebeu que a costa da África possuía contorno que se encaixava na costa da América do Sul.

Diferenças:Na realidade as duas é a Deriva continental é o nome de uma teoria, também conhecida como Teoria Tectônica de Placas que trata do movimento dos continentes pelo globo terrestre. Afirma tal teoria que as terras emersas do nosso planeta vêm se movimentando desde sua consolidação, e continuam tal deslocamento, em grande parte influência da ação no núcleo incandescente da Terra. Assim, as posições que os continentes e ilhas do planeta ocupam hoje no mapa eram e serão bem diferentes da configuração que apresentam hoje, ou seja, os continentes estão à deriva pelo oceano, em movimento sem direção determinada.mesma coisa. 

eilasilvac: muito obrigado
P3t3r: a seu dispor
eilasilvac: :)
Perguntas similares