a atuária iniciou-se na inglaterra, no século xix, há mais de 150 anos, sendo considerada a área de conhecimento de várias disciplinas, com o propósito de questões de aposentadora e pensão. mas foi no século xvii, que a inglaterra e a holanda, se dedicavam a vender seus títulos públicos e garantiam ao tomador uma renda vitalícia, trabalhos de incumbência dos melhores matemáticos da época. após estudos, qual foi a base utilizada no surgimento da atuária?? podem ajudar
Respostas
Nos primórdios da civilização já se podia observar a idéia de uma garantia mútua, coletiva e social de indivíduos. Nos anos de 4500 AC o papiro "Les Tailleurs de Pierre de la Basse - Egipte" registrou uma "caixa" com o objetivo de socorrer vítimas de certos infortúnios, como entre os operários que construíram o primeiro grande templo dos judeus em Jerusalém na Idade Média e, ainda, o monopólio da caridade assumido pela Igreja com os soldados pós-guerra. No período de 753 a 510 AC, ou seja, no Império Romano, já se notava a preocupação em registrar os nascimentos e as mortes ocorridos entre os habitantes de algumas regiões, e foi Domitius Ulpiames, prefeito de Roma, que deu os primeiros passos para o desenvolvimento do "seguro de vida", pois, considerado o maior economista de sua época, interessou-se pelo assunto e estudou documentos sobre "nascimentos" e "mortes", sendo que suas observações concorreram para o progresso da atuária, daí o título de "o primeiro atuário da História".
A base que foi usada no surgimento da atuária é a Probabilidade de Pascal.
A teoria da probabilidades teve seu primeiros conceitos com as probabilidades na Idade média. Isso ocorreu com os jogos de azar que eram realizados na corte.
Alguns estudiosos fizeram observações sobre esse movimento, mas a teoria surgiu com Pascal.
Pascal disse que a teoria das probabilidades é um senso que foi traduzido por cálculo. Existe o cálculo no que antes era o instinto.
Espero ter ajudado.