Arredondamentos são de fundamental importância para nossos estudos, principalmente ao calcular valores que têm muitas casas decimais. Muitas vezes, é conveniente suprimir unidades inferiores às de determinada ordem. Esta técnica é denominada arredondamento de dados ou valores. Muitas vezes é muito mais fácil e mais compreensível usarmos valores arredondados para melhor entendimento do público que terá acesso à informação. De acordo com as regras de arredondamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O número 43,24, quando utilizamos a regra de arredondamento para uma casa após da vírgula vamos obter o número 43,3. ( ) O número 52,25, ao utilizar a regra de arredondamento para obter uma casa decimal após a vírgula vamos obter o número 52,2, pois não há algarismos após o 5 e o que antecede a ele é par. ( ) O número 103,15 ao utilizar a regra de arredondamento para obter uma casa após a vírgula, vamos obter o número 103,2, pois o número que antecede o algarismo 5 é ímpar e não há algarismos após ao número a ser descartado. ( ) O número 2,68, ao utilizar a regra de arredondamento, vamos obter o número 2,6, devido ao algarismo a ser descartado for superior a 5. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F - V - V - F. b) V - F - F - V. c) V - V - F - F. d) F - V - F - V.
Respostas
(F) O número 43,24, quando utilizamos a regra de arredondamento para uma casa após a vírgula, vamos obter o número 43,3.
Como o algarismo após o 2 é menor que 5 (4 < 5), não aumentamos em uma unidade o algarismo que permanece. Então, o arredondamento fica: 43,2.
(V) O número 52,25, ao utilizar a regra de arredondamento para obter uma casa decimal após a vírgula vamos obter o número 52,2, pois não há algarismos após o 5 e o que antecede a ele é par.
Se o 5 é o último algarismo e após ele só há outros algarismos, o último algarismo a ser conservado só será aumentando de uma unidade se for ímpar. Como 2 é par, permanece 2 mesmo.
(V) O número 103,15 ao utilizar a regra de arredondamento para obter uma casa após a vírgula, vamos obter o número 103,2, pois o número que antecede o algarismo 5 é ímpar e não há algarismos após ao número a ser descartado.
Se o 5 é o último algarismo e após ele só não há algarismos, o último algarismo a ser conservado só será aumentando de uma unidade se for ímpar. Como 1 é ímpar, então 1 recebe uma unidade. Fica 2.
(F) O número 2,68, ao utilizar a regra de arredondamento, vamos obter o número 2,6, devido ao algarismo a ser descartado for superior a 5.
Como o algarismo após o 6 é superior a 5 (8 > 5), aumentamos em uma unidade o algarismo que permanece. Logo, o arredondamento é: 2,7.
Alternativa A.