• Matéria: Português
  • Autor: victorlima1712ow9xzn
  • Perguntado 8 anos atrás

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.
A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.
É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela. Caminhando, mesmo a passo rápido, não traça trajetória retilínea e firme. Avança celeremente, num bambolear característico, de que parecem ser o traço geométrico os meandros das trilhas sertanejas. E se na marcha estaca pelo motivo mais vulgar, para enrolar um cigarro, bater o isqueiro, ou travar ligeira conversa com um amigo, cai logo – cai é o termo – de cócoras, atravessando largo tempo numa posição de equilíbrio instável, em que todo o seu corpo fica suspenso pelos dedos grandes dos pés, sentado sobre os calcanhares, com uma simplicidade a um tempo ridícula e adorável.
É o homem permanentemente fatigado.”

“E se na marcha estaca pelo motivo mais vulgar...” Em relação ao texto, a oração acima traz uma ideia que não se alteraria com a sua substituição por:
A“E desde que na marcha estaca pelo motivo mais vulgar...”
B“E visto que na marcha estaca pelo motivo mais vulgar...”
C“E caso na marcha estaque pelo motivo mais vulgar...”
D“E quando na marcha estaca pelo motivo mais vulgar...”
E“E dado que na marcha estaca pelo motivo mais vulgar...”

Respostas

respondido por: victorvirlalima1712
1

C“E caso na marcha estaque pelo motivo mais vulgar...”

Perguntas similares