• Matéria: História
  • Autor: marciojuliani1238
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo pontua a Historiadora Mary Del Priore: “Começava nas primeiras décadas do século XVI o que Serge Gruzinski chamou de ‘grande tráfico’. Em 1519, o rei de Portugal instalou uma feitoria em São Tomé para controlar excessos. Tarde demais. A essa altura, os traficantes e negreiros locais, amparados pelos comerciantes portugueses, tinham suas redes de abastecimento organizadas. Do outro lado do Atlântico, tantos lusos quanto espanhóis careciam de mão de obra para explorar as novas terras. Não foi difícil encaminhar cativos para o Brasil. Em 1587, Gabriel Soares de Souza calculava haver entre 4 e 5 mil africanos em Pernambuco. Na Bahia, segundo Fernão Cardim, haveria entre 3 e 4 mil” (2016, p. 35). PRIORE, Mary Del. História da gente brasileira: Volume 1 – Colônia. São Paulo: Editora Leya, 2016. De acordo com o contexto das Grandes Navegações Portuguesas e acerca da escravidão dos negros africanos, analise as afirmações a seguir: I – O tráfico de escravos oriundos do continente africano iniciou-se com a tomada da cidade marroquina de Ceuta em 1415, que representava no início do século XV um centro comercial importante para onde afluíram mercadorias europeias, africanas e asiáticas. II – Os negros africanos capturados no contexto das Grandes Navegações Portuguesas durante o século XV foram destinados para três eixos principais: para a exploração nas embarcações lusitanas, para as Ilhas Atlânticas conquistadas pelos portugueses e para o Brasil para suprir as necessidades do complexo açucareiro. III – Os escravos negros provinham originariamente de ataques promovidos pelos portugueses ao litoral saarianos e paulatinamente às aldeias negras da região do Senegal. Com o passar do tempo e a familiaridade comercial obtida com as negociações, os lusos também conseguiram escravos por meio de trocas com os chefes e mercadores locais. IV – Os lusos desenvolveram estratégias importantes para adquirir os escravos negros africanos. Ora se aproveitavam dos conflitos internos existentes entre as diversas tribos africanas, por meio do comércio estabelecido com os chefes tribais; ora promoviam ataques sistemáticos as tribos africanas que não possuíam segurança suficiente para responder as investidas lusitanas. É correto apenas o que se lê em: Alternativas Alternativa 1: I e II. Alternativa 2: II e III. Alternativa 3: III e IV. Alternativa 4: I, II e III. Alternativa 5: II, III e IV. Precisa de esclarecimento? SeguirDenunciar! por Comanche14 ontem Respostas Marciojuliani1238 · Aluno Você sabe a resposta? Responda aqui! marciojuliani1238 Nível: Aluno 105/250 + respostas = + pontos para ganhar prêmios! Meus desafios Ocorreu um erro, por favor tente novamente Desafios para você: Ocorreu um erro, por favor tente novamente Qual sua dúvida? Perguntas recentes

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
5

I é falsa, já que o tráfico de escravos começa quando surge a necessidade de mercado para os escravos, com a descoberta do Novo Mundo, já ao final do século XV.


II é verdadeira, de modo que os escravos eram usados como mão-de-obra barata nas embarcações e nas plantações de açúcar.


III é verdadeira, de modo que,  com a expansão de sua influência no continente, cresceu também a sua capacidade de adquirir escravos.


IV é verdadeira,  de modo que o "conhecimento político" e a influência local que Portugal possuía eram ferramentas bastante valiosas para promover a escravidão.


É correta a alternativa 5.

Perguntas similares