Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Na Escola Estadual “Paulo Freire”, Bruno, um aluno do 9º ano conversa com a coordenadora pedagógica Vitória sobre uma reportagem jornalística que apresentava índices de aprovação no vestibular. O aluno relatou que a reportagem apontava que os maiores índices de acesso ao ensino superior na universidade pública eram de alunos que realizaram grande parte de seus estudos em escolas particulares. Desta forma o aluno faz os seguintes questionamentos: “Por que isso acontece, professora Vitória?”. “Isto significa que nossas chances de ingressar na universidade são menores do que as pessoas que pertencem a classe alta? “Quais são os fatores que influenciam para que estes índices se apresentem desta forma?
Esta conversa aconteceu no momento em que Vitória estava organizando a reunião pedagógica. A coordenadora se incomodou com os apontamentos do aluno, refletindo sobre o seu papel e de seus colegas na formação dos alunos e nas possibilidades de transformação social. Com base neste acontecimento, Vitória estrutura uma proposta de debate para apresentar aos professores na reunião pedagógica. Com base no exposto, vamos compreender o que foi discutido na reunião e os desafios que serão propostos para os professores.
Situação-problema:
A coordenadora Vitória iniciou a reunião relatando os questionamentos que Bruno fez sobre a reportagem e apresenta como aquela conversa mobilizou e ressignificou o modo de pensar as práticas pedagógicas realizadas na escola. Desta forma, Vitória relata:
– A conversa com Bruno me fez pensar no nosso papel como educadores e no impacto do nosso trabalho na vida dos nossos alunos. Quando estávamos na graduação estudamos as principais políticas que respaldam o direito à educação dos indivíduos, também discutimos as desigualdades sociais que permeiam a nossa sociedade e os desafios e possibilidades da prática docente para a transformação social. E neste momento que vivenciamos, quais são as nossas práticas? Como podemos contribuir para minimizar estes índices desiguais apresentados na reportagem? Como devemos atuar para a transformação social e mudança na
realidade de nossos alunos?
A partir destas questões, a coordenadora Vitória propôs aos professores um momento de reflexão e estudos para se pensar em formas e práticas que possibilitem melhorias na educação ofertada pela escola. Desta forma, ela solicitou aos professores a leitura do texto intitulado “A contribuição da sociologia da educação para a compreensão da educação escolar”, de Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis e com base no artigo, a elaboração de um texto abordando as seguintes questões:
Qual a importância do conhecimento científico para efetivação da aprendizagem dos alunos?
De que forma as diferentes abordagens da psicologia podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem?
O que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96 diz sobre o direito à educação?
Como ela se materializa e quais são as possibilidades de transformação social por meio da prática docente?
Qual é a importância do papel do professor para a mudança social?
Após
Respostas
respondido por:
4
Olá!
As diferentes abordagens da psicologia tem um papel muito importante durante o desenvolvimento do aluno, pois elas compõe suas fases, e, durante o processo de socialização esses alunos terão melhores condições de aprender sobre a coletividade, o aprendizado e a interação social.
Bem, a LDB apresentada tem um grande papel na implementação do currículo e de medidas para as instituições escolares em nível nacional, compondo uma estrutura comum a todos os alunos.
Por fim, a prática docente deve levar em consideração não somente aspectos sociais, porém, culturais e dentro e fora do ambiente escolar contribuir para a mudança social.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás