quais foram as consequências da profissionalização do exército para a política e a sociedade romanaspreciso de ajuda nessa, por favor.
Respostas
Que um um general chamado Mario, um nobre de origem plebeia que se casou com uma mulher de família patrícia. E depois foi eleito cônsul em 104 a.C., com apoio da plebe ele promoveu profundas reformas no exército romano. Entre as mudanças feitas, está a abolição da exigência de possuir bens para ingressar no exército, o que permitiu o alistamento de pessoas pobres. Além disso ele começou a pagar um salario para o exército, por causa dessa mudança aconteceu a profissionalização do exército.
Resposta:
As principais consequências da profissionalização do exército romano para a política e a sociedade romanas foram a mudança de suas estruturas: com os sucessos militares o território romano cresceu consideravelmente, de modo que a economia se diversificou (havia mais coisas para negociar) e a sociedade deixou de ser definida por um isolacionismo agrário e passou a ser definida por um mercantilismo.
A política foi, aos poucos, se tornando mais e mais concentrada em líderes militares, de modo que surgem os Césares, os Imperadores, Romanos e o autoritarismo apoiado pelos militares cresceu na política romana.