Respostas
P.S: a resposta ta no final amigo =3
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel" sobre o "dinheiro".
Juro
Quando a gente empresta dinheiro para alguém, sempre tem aquela brincadeira de falar que vamos cobrar juros, não é mesmo? Pelo fato de você ter emprestado, no final de um determinado período, é comum receber um prêmio por isso. Esse prêmio, na matemática financeira, chama-se juro. Nas fórmulas, ele aparece representado pela letra j.
Capital (ou principal)
O valor que você empresta recebe o nome de capital ou principal e aparece sempre indicado pela letra C.
Montante
Quando você soma o capital (C) e o juro (j), você obtém o montante, indicado pela letra M.
Por isso, a fórmula usada é a seguinte:
M=C+j
Taxa de juros
Você sempre vai encontrar a taxa referente a um intervalo de tempo sendo denominada taxa de juros. Normalmente, ela aparece em formato de porcentagem e é representada pela letra i.
Período
O tempo que esse dinheiro fica aplicado se chama período. Ele pode aparecer nos exercícios em dias, meses ou anos e é indicado pela letra t.
Lembre-se sempre de que a taxa de juros (i) e o tempo de aplicação (t) devem estar na mesma unidade de tempo. Se a taxa de juros for de 3% a.m (ao mês), o período também deve estar em meses.
Depois de entender um pouco mais sobre esses conceitos, chegou a hora de saber como se calculam juros simples e composto.
Se você aplicar um capital por um período, considerando uma taxa de juros, esse montante pode aumentar de duas formas: por meio dos juros simples e composto.
Juros simples
Se os juros, nos diversos períodos, forem calculados em cima de um capital constante, podemos afirmar que é um regime de juros simples.
As fórmulas que você usa em juros simples:
j=C.i.t
M=C(1+i.t)