Num dia de mar agitado, os vagalhões (ondas grandes) se sucedem de 10 em 10 segundos, com distância de 30m entre dois vagalhões consecutivos. Um salva-vidas vê, da praia, uma pessoa se afogando e se atira ao mar, logo após a chegada de um vagalhão, nadando com velocidade de módulo 1,0m/s em relação à praia. Ele alcança a pessoa em três minutos. Admita que a pessoa que está se afogando esteja parada em relação à água.a) Quantos vagalhões o salva-vidas deve transpor até alcançar a pessoa?b) Para o salva-vidas, qual o intervalo de tempo entre dois vagalhões consecutivos?
Respostas
Dados: λ = 30 m ; (é o comprimento de onda, dado pela distância entre dois picos da onda consecutivos, ou seja, a distância entre os dois vagalhões)
T = 10 s (período da onda) ;
v = 1,0 m/s (é a velocidade do salva-vidas) ;
t = 3 min = 180 s (tempo levado para se alcançar a pessoa).
B )
Temos como calcular a velocidade da onda, dada por:
onda = λ / T
onda = 30 / 10
onda = 3 m/s
Como a velocidade do salva-vidas é de 1 m/s, então teremos que a velocidade relativa:
Vrelativa = 1 + 3 = 4 m/s
Logo, teremos, em relação ao salva-vidas, um novo período, pois ele se aproxima dos vagalhões, então eles se repetem mais rapidamente na visão do salva-vidas:
Vrelativa = λ / T
4 = 30 / T
T = 30 / 4
T = 7,5 s (que é, justamente, o tempo entre dois vagalhões)
A) Tendo, agora, o novo período, podemos calcular quantos vagalhões o salva-vidas irá transpor. Se, ele levou 180 segundos até chegar a pessoa, teremos:
180 / 7,5 = 24
24 vagalhões.