"O Capitalismo tem sua forma embrionária entre os séculos XIII e XIV, especificamente com o surgimento da burguesia - nova classe social que almejava lucro por meio das relações comerciais, sendo estes os possuidores de riquezas e dos meios de produção. Contudo, apenas séculos depois o Capitalismo se estabelece como forma de Governo, a partir da queda do feudalismo e, o então, fortalecimento da industrialização-produção, relações comerciais e lucratividade".
GUIMARÃES, Vinicius Oliveira Seabra. Construção histórico-social da pobreza: desnaturalização da percepção das desigualdades sociais. Revista Científica, n. 1, v. 3, 2016, p. 77.
O fragmento acima traz algumas pistas sobre o surgimento e características do capitalismo. Em nossos estudos, abordamos a questão política e econômica da Europa dos séculos XIII a XV, bem como tocamos em mudanças contextuais e teóricas que resultaram na implantação do capitalismo. Hunt e Lautzenheiser tentaram buscar uma definição para esse termo. Faça uma reflexão desse tema e assinale a alternativa correta que melhor explique o significado do conceito de capitalismo para Hunt e Lautzenheiser:
Alternativa 1:
"A irreversibilidade das transformações sociais provocadas pelo desenvolvimento do capitalismo afastava qualquer possibilidade de uma superação do regime servil pela realização de um idealizado socialismo camponês". (HUNT; LAUTZENHEISER, 2012, p. 30).
Alternativa 2:
O ponto essencial a compreender é que, lidar com o capitalismo é lidar com um processo evolucionário. Pode parecer estranho alguém passar por alto um fato tão óbvio que, ademais, Karl Marx realçou há muito tempo" (HUNT;
LAUTZENHEISER, 2012, p. 30).
Alternativa 3:
"(...) no caso do capitalismo: há uma violência que passa necessariamente pelo Estado, que precede o modo de produção capitalista, que constitui a 'acumulação original' e torna possível esse próprio modo de produção mesmo". (HUNT;
LAUTZENHEISER, 2012, p. 30).
Alternativa 4:
"Os métodos violentos e predatórios do capital financeiro levam os antagonismos sociais a tal ponto que as tensões e os conflitos que daí decorrem tendem a comprometer as bases sociais e políticas de sustentação da sociedade burguesa." (HUNT; LAUTZENHEISER, 2012, p. 30).
Alternativa 5:
"(...) caracterizado por quatro conjuntos de arranjos institucionais e comportamentais: produção de mercadorias, orientada para o mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizador, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico" (HUNT; LAUTZENHEISER, 2012, p. 30).
Marquei como correta a Alternativa 5
Respostas
respondido por:
10
Alternativa 5:
"(...) caracterizado por quatro conjuntos de arranjos institucionais e comportamentais: produção de mercadorias, orientada para o mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizador, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico" (HUNT; LAUTZENHEISER, 2012, p. 30). CORRETA
respondido por:
5
Alternativa Correta:
5
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás