Realize uma listagem dos possíveis materiais com poder de combustão que haviam no ambiente e classifique-os conforme a Classe de Fogo de cada um, além de justificar com exemplos estes materiais. Em seguida informe os tipos de extintores recomendados e não recomendados para cada classe, explicando como ocorre a cessação do fogo.
Respostas
Olá, tudo bem?
O texto que complementa o enunciado da questão é o seguinte:
"Tragédia do Edifício Procópio Ferreira:
Prevenir é dispor com antecipação sobre algo que pode vir a ocorrer, de modo que se evite prejuízos e danos. Como visto no caso em estudo, o ambiente não apresentava, nem mesmo, as condições mínimas de prevenção contra sinistros. A presença de lixo dentro do edifício e a má gestão da construção acabaram, por sua vez, acarretando no ocorrido. Dentro dos conhecimentos obtidos neste semestre e com auxílio de seu livro didático “Prevenção e combate ao sinistro” desenvolva o solicitado abaixo:"
Conforme as informações dadas no texto, podemos perceber que os possíveis materiais presentes com maior poder de combustão são: madeira, papel, tecidos, plásticos, líquidos inflamáveis, equipamentos elétricos, entre outros.
Para cada material deve ser aplicado um tipo diferente de extintores para combater o incêndio. Sobre os tipos de extintores de incêndio:
- Extintor com gás carbônico CO2 - atende as categorias B e C, que são Gases e Líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos energizados e instalações elétricas.
- Extintor com água pressurizada - indicado para combater as classes de incêndio tipo A, ou seja, em combustíveis sólidos como papel, madeira, tecidos.
- Extintor de pó para as Classes ABC - não é necessário a identificação do material em combustão, este tipo pode ser utilizado para os mais variados tipos de incêndios.
Espero ter ajudado!