• Matéria: Geografia
  • Autor: Linny1903
  • Perguntado 7 anos atrás

Me ajudem morees

No Rio Grande do Sul, existe a prática de agricultura de subsistência???

Respostas

respondido por: gabrielvictortp8bmpt
0

A emigração rural no Rio Grande do Sul tem se caracterizado por uma forte aceleração .... agricultura tradicional de subsistência atua sempre como fator de expulsão da ..... pluralidade de fatores, portanto, não existe um fator único que explique a .... entanto a prática da monocultura associada a impossibilidade de ...



Linny1903: Porque tu nao tira essas reticências?????
respondido por: kauasoares2008labare
0

Resposta:

O modelo econômico capitalista atingiu a produção agrícola, na qual ocorreu um rápido processo de modernização no campo (mecanização, utilização de defensivos agrícolas, sementes geneticamente modificadas, etc.) visando à maximização da produção. Esse fenômeno foi responsável pela redução do campesinato ou do pequeno produtor de subsistência. Entretanto, essa modalidade da agricultura resiste à modernização e é muito praticada em várias partes do mundo, em especial na América Latina, Ásia e África.

No Brasil, a agricultura de subsistência é praticada nas “roças”, onde são comuns ferramentas como a enxada, machado, foice e arado. Na Ásia, a rizicultura (cultivo de arroz) é muito comum em propriedades coletivas de subsistências. No continente africano, esse tipo de agricultura é muito praticado, além de haver o pastoreio nômade com rebanhos de bovinos, ovinos, equinos e de camelos.

Portanto, os pequenos produtores rurais tentam resistir ao modelo capitalista de produção agrícola, realizando atividades tradicionais com o intuito de produzirem o suficiente para atender às necessidades de consumo. No entanto, eles enfrentam várias dificuldades, sendo uma delas a burocracia para a realização de empréstimos, que beneficiam os grandes latifundiários.

Perguntas similares