"É bom lembrar que Foucault não se pretendeu historiador, embora poucos tenham demonstrado um sentido histórico tão forte quanto ele. Afinal, muito antes do sucesso da 'história cultural', o filósofo insistia na ideia nietzscheana de que 'tudo é histórico', e portanto de que nada do que é humano deve escapar ao campo de visão e de expressão do historiador. Além do mais, se não podemos afirmar que objetos como loucura, prisão, instituições disciplinares, corpo e sexualidade ganharam visibilidade histórica apenas a partir de seus trabalhos, não há como negar a importância de um autor que, em pleno apogeu da classe operária, dos temas da Revolução e da Social History, de filiação marxista, deslocava o foco para as 'minorias', para as margens e para os Annales."
Sobre a relação entre a Historiografia e Michel Foucalt, analise as afirmativas:
I – Foucault, vindo de uma influência inicial do marxismo ortodoxo, ficaria melhor alocado nas denominadas teorias positivistas.
II – Para Foucault, não há possibilidade de um conhecimento histórico objetivo, já que as tentativas de construção disso representaram a história de um erro que tem o nome de verdade.
III – Foucault critica a ideia de um sujeito histórico portador de interesses universais. na medida em que aponta para lutas e rupturas específicas, que são concretas e não a uma totalidade abstrata.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Selecione uma alternativa:
a)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d)
Apenas a afirmativa I está correta.
e)
Apenas a afirmativa II está correta.
Respostas
I – Foucault, vindo de uma influência inicial do marxismo ortodoxo, ficaria melhor alocado nas denominadas teorias positivistas.
Falso. Foucault era crítico da ortodoxia marxista, mas ainda mais, crítico das teorias positivistas.
II – Para Foucault, não há possibilidade de um conhecimento histórico objetivo, já que as tentativas de construção disso representaram a história de um erro que tem o nome de verdade.
Correto. Na perspectiva deste autor, não existem verdades, apenas interpretações (no mesmo sentido de Nietzsche).
III – Foucault critica a ideia de um sujeito histórico portador de interesses universais. na medida em que aponta para lutas e rupturas específicas, que são concretas e não a uma totalidade abstrata.
Correto. Foucault entende que não existem universais, apenas particulares que se desenvolvem na realidade concreta, onde podem ter várias interpretações associadas ao contexto.