“As auditorias podem ser definidas como uma avaliação sistemática para verificar a eficácia dos sistemas de qualidade, ambiental ou de segurança. Durante as auditorias, buscam-se evidências de conformidades, oportunidades de melhorias ou identificação e não conformidades”. Fonte: SILVA, Rosinda Angela. SILVA, Olga Rosa. Qualidade, padronização e certificação. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 177. ENUNCIADO A partir da definição apresentada, redija um texto dissertativo classificando as auditorias da qualidade e explicando as diferenças entre elas.

Respostas

respondido por: giovannazirondi
8

Olá!

As auditorias são revisões cuidadosas e sistemáticas das atividades realizadas pela empresa, com o intuito de verificar se todas estão de acordo com o que foi pré-estabelecido e planejado, para avaliar se as ações estão sendo executadas de maneira eficaz para que os objetivos corporativos sejam de fato atingidos.

A respeito das auditorias, temos 3 tipos: auditoria interna, auditoria no fornecedor e auditoria de terceira parte.

A primeira é realizada pela própria organização, através de funcionários treinados, a respeito dos próprios sistemas e procedimentos que são implantados internamente, visando assegurar a manutenção, desenvolvimento e eficácia do sistema interno.

A auditoria no fornecedor, também conhecida como auditoria externa de segunda parte, é realizada entre a empresa e os fornecedores e terceirizados, para avaliar requisitos de contrato, por exemplo.

Já a auditoria de terceira parte, que também é externa, possui o objetivo de certificação do sistema de gestão do cliente, em norma específica.

Perguntas similares