Respostas
1. Chapada Diamantina
Situada no coração do estado da Bahia, é a maior chapada do Brasil, com área total de 70 mil quilômetros quadrados que abrange 24 municípios baianos. O cenário dessa região é um dos mais deslumbrantes do país inteiro, composto por paredões e desfiladeiros, diversas cachoeiras, poços cristalinos e nada menos que 36 cavernas e grutas, todos protegidos pelo seu Parque Nacional, que abrange uma extensa área de 152 mil hectares. Algumas de suas atrações principais incluem a cachoeira da Fumaça, a segunda maior do Brasil, com 380 metros de queda; os poços Azul e Encantado, de águas transparentes e tons azulados; e o Morro do Pai Inácio, de 1.120 metros de altitude.
2. Chapada dos Veadeiros
Situado no ponto mais alto do Planalto Central, a 1.700 metros de altitude, a Chapada dos Veadeiros está localizada no estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. É dona de tantas paisagens cênicas e belezas naturais, repleta de nascentes, riachos, cachoeiras, piscinas naturais, matas de cerrado e rochas com mais de um bilhão de anos, que seu parque nacional foi inclusive declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Suas maiores atrações são as diversas trilhas que levam às mais belas cachoeiras, as águas termais e o Vale da Lua, um conjunto de formações rochosas que se parecem com as crateras lunares.
3. Chapada dos Guimarães
Já tendo sido considerado o maior município do mundo, com um território anterior de cerca de 269 mil quilômetros quadrados, hoje a Chapada dos Guimarães dá origem a diversos outros municípios do estado do Mato Grosso. Com tamanha imponência natural, protegida pelo seu parque nacional, a região reúne um número impressionante de atrativos naturais e culturais, com 46 sítios arqueológicos e dois paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 157 quilômetros de paredões de arenito avermelhado (marca registrada da Chapada); entre muitos outros. Suas principais atrações são a cachoeira Véu da Noiva, com 86 metros de queda; o morro de São Jerônimo, o mirante mais alto do parque, com 836 metros de altitude; e a Cidade de Pedra, com imensas formações rochosas que lembram ruínas de uma cidade.
4. Chapada das Mesas
Abrangendo alguns municípios do estado do Maranhão, próxima à divisa com o Tocantins, a Chapada das Mesas não é só rica em belezas naturais como também em espécies de animais em extinção e plantas, em uma mistura de sertão, florestas de buritizais e cerrado. A região ainda abriga cânions, cavernas, cachoeiras com piscinas naturais e seus platôs (paredões de rocha de arenito), que lembram o formato de mesas de pedra, daí a origem do nome da Chapada. Suas atrações mais procuradas são os poços Azul e Encanto Azul, de águas cristalinas, ideais para mergulho, e cercados por paredões de pedras vermelhas; e a Pedra Caída, um santuário com três quedas d’água, sendo a maior delas de 46 metros de altura. Merecidamente uma das selecionadas para o top melhores chapadas do Brasil!
5. Chapada do Araripe
Essa é a menos conhecida de todas, mas nem por isso fica atrás em sua beleza e merece nossa menção na lista de melhores chapadas. Situada na divisa entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe é uma reserva ecológica que reúne sítios paleontológicos, grutas, cânions e uma floresta nacional de 120 milhões de anos, onde já foram encontrados fósseis de dinossauros e peixes. Diferentemente das outras Chapadas, a do Araripe está em uma região semiárida, e com a presença de água em seu entorno, acabou ganhando status de oásis. Seus atrativos incluem o Balneário do Caldas, com cinco fontes naturais de águas quentes; o Geossítio Riacho do Meio, onde é possível avistar sua diversificada fauna e flora; e o Vale do Cariri, onde muitos turistas aproveitam a bela vista panorâmica para assistir ao pôr-do-sol.