As gravuras ou ilustrações têm sido utilizadas com frequência como recurso pedagógico no ensino de História. (...) ... independentemente da origem da imagem, o problema central que se apresenta para os professores é o tratamento metodológico que esse acervo iconográfico exige, para que não se limite a ser usado apenas como ilustração para um tema ou como recurso para seduzir um aluno acostumado com a profusão de imagens e sons do mundo audiovisual” (BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2012, p.360.). Em 2018 é relembrada a data do final da Primeira Guerra Mundial, uma guerra que casou danos psicológicos irreversíveis a uma geração de jovens que lutou nos campos de batalha. Nesta atividade trabalharemos com fotografias realizadas durante a Primeira Guerra Mundial, por sinal uma das primeiras batalhas registradas ostensivamente. Fonte da imagem: Disponível em: Acesso em: 12/06/2018. “A pirâmide nesta foto é uma de duas surpreendentes estruturas construídas em Nova York, nos EUA, elevando-se sobre ambas as extremidades do “Caminho da Vitória”, perto da Grand Central Station, em 1918. Cada pirâmide, composta de 12.000 capacetes alemães, representava milhares de soldados capturados ou mortos, bem como a derrota do inimigo. Supostamente, os capacetes seriam dados para aqueles que investiram na guerra, mas seu paradeiro hoje é desconhecido. Embora guardar “souvenirs” de batalhas possa parecer bizarro ou até mesmo errado para nós hoje, o ato era comum durante o século 20.” (Disponível em: Acesso em: 12/06/2018. Desenvolva uma proposta de atividade para ser aplicada com os alunos do ensino médio que tenha como base a imagem acima e um filme de sua escolha. A atividade deverá tratar dos ESPÓLIOS DE GUERRA. Passos obrigatórios da atividade: 1. Título da atividade; 2. Descrição do filme escolhido; 3. Relação do filme com a imagem da questão; 4. Objetivo da questão; 5. Descrição da atividade.
Respostas
Olá,
1. Título da atividade; Os espólios da Guerra Santa.
2. Descrição do filme escolhido; o filme conta a história de Balião de Ibelin, cuja esposa recentemente havia cometido suicídio, e sendo assim, os religiosos decapitaram seu corpo antes do enterro, o que despertou sua ira e o fez matar o clérigo responsável. Ao receber a visita de seu pai, o Barão de Ibelin, o mesmo parte para Jerusalém, onde receberia a missão de proteger os peregrinos.
3. Relação do filme com a imagem da questão; a relação do filme com a imagem está nos espólios de guerra, visto que naquela época, poderia ser tido como espólio a própria cidade de Jerusalém, seus locais e figuras considerados sagradas.
4. Objetivo da questão; o objetivo da questão será os alunos assimilarem a ideia de espólios de guerra e verificar no filme qual era o grande espólio para ambos os lados; a resposta é claramente a própria Jerusalém, uma cidade santa tanto para os muçulmanos quanto para cristãos.
5. Descrição da atividade. a atividade consistirá em assistir o filme e realizar uma associação, onde os alunos escreverão sobre qual seria o grande espólio e a razão do desejo da conquista da cidade de Jerusalém.
Abraços!