A Geografia no Brasil também passou por diversos momentos com relação ao seu ensino, produzindo assim metodologias específicas para cada período histórico. Com base no enunciado, analise as afirmativas a seguir e considere V para as verdadeiras e F para as falsas: I. O ensino de Geografia passou a ter uma concepção tradicional como ênfase para a transmissão dos conteúdos a partir da LDB 9394/96. II. Os textos dos livros didáticos, na concepção tradicional, produziam riquezas de detalhes utilizados nas descrições das paisagens, até pareciam verdadeiras fotografias. III. Com relação à concepção tradicional, pode-se afirmar que os livros didáticos se limitavam a uma Geografia enumerativa e descritiva, como se fosse um simples catálogo. IV. A prática didático-pedagógica da concepção tradicional era sustentada na transmissão de conteúdos de forma estanque, exigindo apenas a memorização de nomes e números, sem estabelecer relações, analogias ou generalizações. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
respondido por:
2
Olá,
I - V: A lei de diretrizes brasileira mudou muito as concepções acerca da geografia, dando lhe um caráter mais abrangente e formador.
II - F: Ao contrário do que se afirma, a geografia tradicional se preocupava muito com o famoso "decoreba" que acaba por limitar o aprendizado dos alunos.
III - V: Como afirmado acima, a geografia tradicional limitava os alunos a um aprendizado ultrapassado.
IV - V: A memorização do conteúdo era essencial na geografia tradicional, fazendo com que os alunos aprendessem apenas nomes.
edileidepspe2oxi:
a I está errada pq a LDB justamente auxiliou na mudança da concepção tradicional do estudo de Geografia. e a II está correta, pois os livros se preocupavam em ilustrar de forma a parecerem como verdadeiras fotografias e imagens dos livros. Resposta FVVV pág 97 e pág 42
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás