na respiração celular a célula é capaz de produzir energia para o seu funcionamento? faz um resumo por favor!
Respostas
É. A respiração celular é um processo de obtenção de energia, na forma de ATP, a partir da molécula de glicose.
Nesse processo, a glicose é primeiramente convertida a dois piruvatos, liberando assim 2 ATP e 2 NADH. Essa é a primeira etapa do processo, e o ocorre no citoplasma da célula. É a chamada glicólise.
Após a glicólise, os piruvatos entram numa organela chamada de mitocôndria, em células eucariontes, onde são transformados em Acetil-CoA, que inicia o Ciclo de Krebs - segunda fase da respiração.
Nesse ciclo de descarboxilações e desidrogenações, ou seja, retiradas de carbono (CO2) e hidrogênio, o Acetil-CoA se liga a uma molécula de Oxaloacetato, formando o Citrato. A partir daí, esse citrato vai sofrendo descarboxilações e desidrogenações, liberando CO2, NADH e FADH, até virar o Oxaloacetato novamente, reiniciando o ciclo. Para cada molécula de Piruvato, um ATP é gerado. Ao final, o saldo de energia do Ciclo de Krebs é de 2 ATP.
Após isso, os NADHs e FADHs gerados nas fases anteriores doam seus elétrons e hidrogênios para a Cadeia Transportadora de Elétrons, para o processo de Fosforilação Oxidativa - terceira e última fase da respiração.
Aqui, a energia dos elétrons e hidrogênios é utilizada para a produção de ATP, sendo 1,5 ATP para cada FADH, e 2,5 ATP por NADH. Ao final, são produzidos 26-28 ATP nessa etapa, totalizando 30-32 ATP para a respiração celular.
Os hidrogênios da última fase ainda se ligam ao Oxigênio, para formar água, levando assim à equação geral:
→