Crise ambiental e social e o desenvolvimento sustentável Nesta Unidade abordamos as crises ambientais no Brasil e no mundo, compreendemos os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade além de compreender a relação entre as ONGs e os organismos internacionais em relação aos interesses econômicos e políticos do Estado. Este caminho nos forneceu, também, instrumentos para compreender o contexto no qual emergiram os primeiros movimentos em defesa do meio ambiente. O conteúdo do nosso livro, assim, permitiu o tratamento de questões econômicas e políticas que influenciam diretamente o meio ambiente e toda a sociedade. Sendo assim, a proposta desse Fórum é a de tentar ampliar o nosso conhecimento sobre o tema e fornecer novos elementos para o nosso debate. Responsabilidade social, ambiental das empresas As empresas visam ajudar a sociedade ou receber os benefícios disponíveis? Ao decorrer dos anos é possível observar como as organizações se preocupam com o social, muitas destas empresas criam programas onde a sociedade é beneficiada. É importante citar que as organizações preocupadas com este tipo de projeto visam também utilizar os benefícios disponíveis pelo governo. Surge a pergunta: As empresas visam ajudar a sociedade ou receber os benefícios disponíveis? É necessário observar como a empresa se comporta não apenas com a sociedade, mas também com o ambiente onde ela atua, surgindo assim o conceito de responsabilidade ambiental. Para uma empresa se destacar frente à sociedade ela deve se preocupar com o meio onde vive, criando dentro de sua estratégia o conceito do social e ambiental. Como a empresa poderá produzir, colaborar com a sociedade e contribuir com a preservação do meio ambiente. A partir de hoje devemos observar quais empresas se preocupam com este tripé: social, ambiental e empresarial. Para sim poder dizer que ela é uma empresa com responsabilidade e que se preocupa com o meio onde vive. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/entretenimento/responsabilidadesocial-ambiental-das-empresas/79068/ Acesso em: 05 fev. 2017. Após ler o texto, procure responder a seguinte questão: É possível que uma empresa se preocupe com as questões sociais e ambientais e ainda atinja as expectativas de seus acionistas gerando lucro? Boa discussão.
Respostas
Olá,
Em relação à crise ambiental e social e o desenvolvimento sustentável, podemos afirmar claramente que sim, é plenamente possível que uma empresa se preocupe com as questões sociais e ambientais e ainda atinja as expectativas de seus acionistas gerando lucro, visto que ao longo do tempo os modos de produção sustentáveis tem se tornado cada vez mais baratos.
Apenas como um exemplo prático, podemos considerar o reuso da água por parte das indústrias como uma forma de conservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que gera benefício direto para a empresa, pois diminui seus gastos. Ou seja, as atitudes e posturas das empresas que objetivem a sustentabilidade podem não somente gerar lucros, mas também diminuir os custos.
Para tal, a organização tem de se perguntar justamente qual é a sua função: ajudar a sociedade ou receber os benefícios disponíveis? O sucesso futuro das empresas dependerá cada vez mais do primeiro fator.
Abraços!