“O professor que não leve a sério sua formação, que não estude, que não se esforce para estar à altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe. Isto não significa, porém, que a opção e a prática democrática do professor ou da professora sejam determinadas por sua competência científica. Há professores e professores cientificamente preparados mas autoritários a toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor” (FREIRE, 1996, p. 29) FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Ter domínio sobre conteúdos específicos das Ciências Naturais é fundamental para uma boa aula, mas não é o suficiente. Que outros saberes são importantes para um professor das séries iniciais no trabalho com Ciências na escola?
Respostas
Olá,
Os outros saberes que são importantes para um professor das séries iniciais no trabalho com Ciências na escola são os saberes Pedagógicos e os saberes da Experiência, sendo que estes últimos desenvolvem-se com a prática e a rotina cotidiana na sala de aula e no contato com os alunos, são os saberes do chão de giz, como diz-se popularmente.
Já os saberes Pedagógicos referem-se às técnicas e às formas do professor das séries iniciais irá ministrar as aulas para seus alunos, e é justamente nesses saberes que a importância da abordagem democrática, como menciona Paulo Freire, faz-se importante. O aluno precisa participar do processo e ser cativado pelo professor, e não ser um mero receptor. Para isso, os saberes pedagógicos fazer-se--ão extremamente úteis.
Abraços!