• Matéria: Pedagogia
  • Autor: juhenrique01
  • Perguntado 7 anos atrás

Proposta da Atividade: Vamos trabalhar o gênero textual glossário em relação com o livro Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire? A leitura do livro escolhido para este semestre não é tão fácil quanto parece. Paulo Freire elabora conceitos importantes e complexos, por vezes. Além disso, o vocabulário, por si só, já oferece um desafio ao leitor, afinal, cada palavra abre um largo horizonte. Reveja o livro e selecione cinco palavras que te pareceram importantes e desenvolva as seguintes etapas: Escreva as cinco palavras em ordem alfabética. Pesquise o significado de cada uma dessas palavras. Elabore a sua própria definição das palavras escolhidas, observando que você não deve copiar o que encontrou na pesquisa, mas, sim, reescrever, com a sua linguagem, o que entendeu dela. O resultado final dessa atividade deve ser a elaboração de uma lista com cinco palavras retiradas da obra Pedagogia da autonomia, apresentadas em ordem alfabética e escritas com palavras próprias. Reveja a sua atividade atentamente e não se esqueça de indicar as referências consultadas.

Respostas

respondido por: Garcias29
3

Bancarismo – O bancarismo diz-se das atividades que são oferecidas nos bancos, que é o de depositar os retirar algum dinheiro ou algo relacionado a isso. Na concepção de Paul Freire o ato de apenas “depositar” no aluno o conhecimento. O aluno sendo um sujeito passivo, sem participar do processo de construção da aprendizagem.

Cotidianeidade- palavra que foi modificada por Paulo freire, diz-se do que está relacionado ao cotidiano da pessoa, neste caso, ao cotidiano dos professores.

Inexorabilidade- algo ou alguém que não se submete as imposições dos outros ou do sistema que está inserido.

Licencioso – está relacionado a falta de decência e de decorro.  

Mandonista- o sujeito que é ou se acha superior aos demais. Também é os mandos e desmandos da politica brasileira que vigorou com mais ênfase no período da república velha.


Perguntas similares