• Matéria: Biologia
  • Autor: cheieveneviana
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual a importância do pH especifico para a cicatrização de uma ferida? Relacione isso essa importância com a atividade biológica de microorganismos patogênicos.

Respostas

respondido por: sidneygomes2
0

xistem diversos fatores que dificultam a cicatrização de feridas tais como: o tempo de evolução da ferida, sua extensão, profundidade, pressão contínua sobre a área lesada, infecção, edema, tabagismo, alcoolismo, uso de agentes tópicos inadequados, uso de antibióticos locais, técnica inadequada de curativos, idade, aporte nutricional inadequado, obesidade, anemia, uso de medicamentos sistêmicos, (anti-inflamatórios, imunossupressores, quimioterápicos, radioterapia), estresse, ansiedade e depressão. (1)

Dentre as patologias que interferem no processo de cicatrização destacam-se a hanseníase, diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. (1)

Nos casos de pacientes com receita com cobertura para curativo, sem um protocolo que oriente a utilização de cobertura, a melhor conduta é um diálogo com o médico da equipe sobre o tratamento de feridas, para que este estimule os usuários na correta utilização em cada fase da ferida.

O roteiro de avaliação e tratamento de feridas pode ser feito em equipe, na unidade de saúde da família, e é uma oportunidade para a sistematização da assistência de enfermagem.

A avaliação das feridas deve ser interdisciplinar e seu tratamento deve ser dialogado pelos profissionais e pelo usuário. A avaliação das feridas deve ser ampla e levar em conta aspectos, físicos, sociais e psicológicos, tais como:

Perguntas similares