Leia o trecho a seguir: “A proposta teórico-metodológica da abordagem do sistema-mundo é realizar uma análise crítica das conflituosas relações centro-periferia criadas pela expansão mundial do capitalismo. Existe, no interior desta abordagem, um acúmulo de aspectos problemáticos. Uma delas se relaciona com a questão de se a conformação de um sistema-mundo é um efeito específico do processo de acumulação e reprodução ampliada capitalista, e, portanto está unido ao processo específico da expansão colonial (posição de Wallerstein e Amin), o que implica que o capitalismo representa uma ruptura radical com qualquer outro sistema aproximadamente “mundial” anterior, mas também significa que o processo de globalização é uma continuidade sob novas formas desse processo colonial. Ou, por outro lado, a posição sustentada por André Gunder Frank e Gilles, de que não existe ruptura e o sistema mundo capitalista é meramente o último momento do longo processo de conformação de um sistema mundial que tem expandido seus limites geográficos, mas sem modificar a sua essência”. Fonte: AMADEO, Javier; ROJAS, Gonzalo. Marxismo, Pós-Colonialidade e Teoria do Sistema-Mundo. Lutas Sociais, São Paulo, n.25/26, p.29-43, 2º sem. de 2010 e 1º sem. de 2011. Citação retirada da página 33. Disponível em: . Acesso em: 02 out. 2018.
Considerando o trecho acima e os conteúdos trabalhados durante a disciplina Teoria das Relações Internacionais, assinale a alternativa que indique corretamente os dois principais autores da Teoria do Sistema Mundo e as suas respectivas contribuições:
A Kenneth Waltz, que desenvolveu a sua teoria sobre o sistema internacional, e, Robert Keohane que discorreu sobre a interdependências complexa mundial.
B Robert Cox fixou os conceitos de teoria sistêmica e Robert Muggah contribuiu com a ideia de distribuição de capacidades.
C Immanuel Wallesrtein desenvolveu a sua tese entorno dos conceitos de centro, semiperiferia e periferia e Giovanni Arrighi entorno da ideia de ciclos de acumulação capitalista.
D Enzo Faletto cunhou os conceitos de centro e periferia e Fernando Henrique Cardoso desenvolveu a ideia de ciclos de dependência.
E Celso Furtado escreveu sobre a deterioração dos termos de troca e Ruy Mauro Marini sobre a inserção dependente no sistema-mundo.
Respostas
respondido por:
1
Olá!
De fato a alternativa C está correta,
A construção das teorias de sistema-mundo desenvolvidas por Wallesrtein parte de uma visão que busca analisar as configurações sociais, através do avanço do capitalismo e da geoeconomia mundial.
Por isso, a divisão que vai além do espaço regional, abrange diversos países centrais que são de grande influência na economia mundial, partindo de características dinâmicas que estimulam as estruturas do trabalho.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás