• Matéria: Psicologia
  • Autor: tekinhaeedu2012
  • Perguntado 7 anos atrás

Garcia (2003, p.46) afirma que “trabalhar com pessoas que vem de uma cultura e classe social diferente nos demanda uma reflexão sobre nossa visão de mundo e nosso sistema de significados”. Na prática sistêmica, os norteadores nos ajudam a ter consciência do rumo que tomamos. Não nos obrigam a seguir este ou aquele caminho, mas nos ajudam a ter.

Respostas

respondido por: Danas
23

Olá!

A afirmação é correta.

Relacionar-se, trabalhar, interagir de forma geral com pessoas que vieram de culturas e classes sociais diferentes nos faz refletir sobre a nossa própria visão de mundo, já que o que é diferente é normal e sempre vai existir.

A prática sistêmica nos da princípios racionais para perceber que o mundo é sistêmico e funciona de forma diferente do que queremos, é uma grande ferramente de reflexão.

respondido por: naellypereira
107

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. Um ponto importante é reiterarmos o uso do verbo ser, que fala de características que seriam essenciais, imutáveis. É importante nomear as características do indivíduo para que ele possa se reconhecer nelas.

II. Outro norteador é a postura de curiosidade, que significa nos interessarmos legitimamente pelo modo como cada membro do sistema construiu suas verdades. E também estarmos atentos às nossas verdades enquanto terapeutas, refletindo a respeito de nós mesmos e sobre os efeitos que tem sobre a família.

III. Andersen (2002), sugere que nos mantenhamos em um estado reflexivo que é um processo interno, que se passa durante e depois de vermos e ouvirmos o outro, depois de pensarmos e antes de falarmos.

IV. Cecchin (2004), fala da postura de neutralidade, enfatizando que se trata de ideia de não tomar partido de nenhum membro do sistema, no sentido de ouvir todas as vozes, possibilitando que se expressem.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:

Escolha uma:

Apenas as afirmativas II e III estão corretas. Correto

Perguntas similares