Para que se possa obter energia necessária que venha atender o esforço físico de baixa a moderada intensidades, os músculos necessitam de quantidade adequada de oxigênio proveniente, em primeira instância, do ar atmosférico, e transportado dos pulmões aos tecidos celulares pela corrente sanguínea. Para que isso possa ocorrer, é necessário que as atividades do coração e de todo o sistema circulatório se intensifiquem, visto que a quantidade de sangue propulsada por unidade de tempo é proporcionalmente mais elevada do que em condições de repouso. Em relação às mudanças fisiológicas durante o exercício físico, assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) O comportamento da Pressão Arterial (PA) pode alterar devido ao aumento da atividade simpática. ( ) Devido à redução sanguínea na região dos rins, é acionado um mecanismo de controle da Pressão Arterial (PA), chamado mecanismo renina-angiotensina-aldosterona. ( ) Ocorre uma redistribuição sanguínea realizada pelo sistema cardiovascular para direcionar uma maior quantidade de sangue para a musculatura ativa durante o exercício físico. ( ) Temos um aumento da Pressão Arterial (PA) Diastólica e a Pressão Arterial (PA) Sistólica se mantém praticamente estável. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Escolha uma: a. F – V – F – V. b. F – F – F – V. c. V – V – V – F. d. V – F – V – F. e. V – V – F – V.
Respostas
c. ou seja resposta correta v-v-v-f
Olá!!!
ALTERNATIVA CORRETA LETRA C.
A passagem do repouso para o exercício leva ao organismo diversas alterações como o aumento do débito cardíaco, aumento da PA como consequência do aumento do fluxo sanguíneo e do aumento da resistência vascular periférica, todas essas alterações levadas por estímulos de ações do Sistema Nervoso Autonômico Simpático.
As atividades físicas e a estimulação simpática estão diretamente ligadas, visto que quando o corpo se encontra em um estado de fuga e luta é estimulada, por exemplo, a produção de noradrenalina que é o neurotransmissor responsável por todas essas ações citadas na questão como o aumento da frequência cárdica, aumento da PA, e estimulação da produção de renina pelos rins acionando o mecanismos renina-angiotensina-androsterona que regula a PA etc.
O fluxo e direcionamento sanguíneo se alteram completamente quando o corpo sai da completa inércia para o exercício, ocorrendo uma redistribuição do mesmo dos locais menos ativos para os mais ativos durante a prática do exercício físico, como é o caso do músculo.
As pressões Diastólica e Sistólica são as mesmas, se uma aumenta a outra também irá aumenta, já que nenhuma funciona de forma separada, mas sim em conjunto.
Espero ter ajudado!!!