1)
Objetiva propor o rompimento com a ideia de neutralidade cientifica para tornar a geografia uma ciência apta a elaboração de uma crítica extrema à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza dando ênfase a necessidade de diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao enunciado:
Alternativas:
a)
Geografia Humana.
b)
Geocrítica.
c)
Geografia do Comportamento.
d)
Geografia Marxista.
e)
Ecologia Humana.
2)
O investimento na área social; a infraestrutura econômica; a preservação ambiental; a difusão de conhecimento e informação com objetivo de garantir o desenvolvimento econômico e social poupando o meio ambiente, garantindo a justiça social e a democracia, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros são consideradas dimensões de suma importância.
Assinale a alternativa correta a que corresponde essas dimensões:
Alternativas:
a)
Ao conceito de desenvolvimento sustentável.
b)
Ao Plano Plurianual.
c)
Ao conceito de sustentabilidade.
d)
Ao Índice de Sustentabilidade Empresarial.
e)
Ao trinômio economia-sociedade-meio ambiente.
3)
A gestão ambiental se faz hoje por meio da tecnologia promovendo a interface do conhecimento pela interação das ciências. A engenharia é uma ciência aliada aos projetos ambientais, sejam eles na terra, na água, no ar e, por essa razão, integra a chamada tecnologia verde.
Assinale a alternativa correta que corresponde a tecnologia verde:
Alternativas:
a)
É um acordo internacional em face dos estudos do clima.
b)
É a responsável pelo desenvolvimento sustentável em todo planeta.
c)
É tecnologia ambiental de aplicação para a proteção, preservação e conservação do meio ambiente, de todas as ciências, a fim de mitigar os impactos negativos promovidos pela pessoa humana.
d)
É um estudo de métodos e técnicas de aplicação para o desenvolvimento sustentável.
e)
É uma ferramenta de gestão ambiental que promove a prevenção do aquecimento global.
4)
O MMA conceitua _________ como o ato de reflexão sobre seus atos de consumo e os impactos por eles provocados, tanto em face da economia, quanto das relações sociais e da natureza. Por sua vez, _________ tem a conotação de consumir menos produtos e dar preferência aos que geram menos resíduos e são duráveis. _________ seria o reaproveitamento, como adquirir o refil utilizando novamente a embalagem ou ___________ os potes de sorvete para armazenamento de alimentos e outros materiais, conforme sugere o MMA. Por fim, __________ se trata da transformação de materiais para a produção de matéria-prima.
Assinale a alternativa cujas palavras preenchem corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar, Reutilizar.
b)
Reutilizar, Reaproveitar, Reciclar, Repensar, Reduzir.
c)
Reaproveitar, Reciclar, Reduzir, Reutilizar, Repensar.
d)
Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar, Reciclar.
e)
Reciclar, Reutilizar, Reivindicar, Repensar, Reaproveitar.
5)
O compromisso humano com o meio ambiente tem sido objeto cada vez mais frequente nas convenções pelo mundo. Dias (2002, p. 68) afirma que o ser humano precisa modificar o quadro da insustentabilidade existente no planeta. É preciso viabilizar o desenvolvimento sustentável, e a Educação Ambiental é o instrumento principal para processar estas transformações.
Assinale a alternativa que traz outro argumento do autor que complementa o raciocínio contido no texto:
Alternativas:
a)
Afirma o autor que será necessário o consumo consciente para atingir o objetivo: preservação ambiental.
b)
Afirma o autor que será necessário descobrir um novo estilo de vida baseado em uma ética global, resgatar e criar novos valores e repensar e modificar hábitos de consumo.
c)
Afirma o autor que a solução está na economia criativa, solidária e colaborativa.
d)
Afirma o autor que será útil a promoção dos negócios sociais.
e)
Afirma o autor que a responsabilidade social é algo compartilhado pelas empresas e pela sociedade.
Respostas
Resposta: Geocrítica
Explicação: A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.
1. b) 2. a) 3. c) 4. d) 5. b)
A Geocrítica é objectiva e propõe o rompimento com a ideia de neutralidade cientifica para tornar a geografia uma ciência apta a elaboração de uma crítica extrema à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza dando ênfase a necessidade de diminuição das disparidades socioeconómicos e regionais.
O Desenvolvimento Sustentável corresponde ao investimento na área social; a infraestrutura econômica; a preservação ambiental; a difusão de conhecimento e informação com objetivo de garantir o desenvolvimento econômico e social poupando o meio ambiente, garantindo a justiça social e a democracia, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros são consideradas dimensões de suma importância.
A gestão ambiental se faz hoje por meio da tecnologia promovendo a interface do conhecimento pela interação das ciências. A engenharia é uma ciência aliada aos projetos ambientais, sejam eles na terra, na água, no ar e, por essa razão, integra a chamada tecnologia verde. É tecnologia ambiental de aplicação para a proteção, preservação e conservação do meio ambiente, de todas as ciências, a fim de mitigar os impactos negativos promovidos pela pessoa humana.
O MMA conceitua Repensar como o ato de reflexão sobre seus atos de consumo e os impactos por eles provocados, tanto em face da economia, quanto das relações sociais e da natureza. Por sua vez, Reduzir tem a conotação de consumir menos produtos e dar preferência aos que geram menos resíduos e são duráveis. Reutilizar seria o reaproveitamento, como adquirir o refil utilizando novamente a embalagem ou Reaproveitar os potes de sorvete para armazenamento de alimentos e outros materiais, conforme sugere o MMA. Por fim, Reciclar se trata da transformação de materiais para a produção de matéria-prima.
O compromisso humano com o meio ambiente tem sido objeto cada vez mais frequente nas convenções pelo mundo. Dias (2002, p. 68) afirma que o ser humano precisa modificar o quadro da insustentabilidade existente no planeta. É preciso viabilizar o desenvolvimento sustentável, e a Educação Ambiental é o instrumento principal para processar estas transformações. Afirma o autor que será necessário descobrir um novo estilo de vida baseado em uma ética global, resgatar e criar novos valores e repensar e modificar hábitos de consumo.