Para Chauí (2002, p. 81), ao transcrever estudos realizados por Heráclito de Éfeso, “o mundo é um eterno devir, ou seja, está em constante mudança onde nada é fixo ou imóvel. O fluxo do mundo não é um caos, contudo, é uma luta dos contrários”. FARIA, J. S. Filosofia. Maringá: UniCesumar, 2017. Analise as afirmativas a seguir: I. Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos [...]. Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio: suas águas não são as mesmas e nós não somos os mesmo. II. O mundo é um perpétuo nascer e morrer, envelhecer e rejuvenescer. Tudo muda nada permanece idêntico a si mesmo. III. O úmido seca, o seco umedece, o quente esfria, o frio esquenta, a vida morre, a morte renasce, o dia anoitece, a noite amanhece [...]. IV. O movimento é, portanto, a realidade verdadeira. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e III, apenas. Alternativa 3: I, III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Bom dia !
I. Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos [...]. Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio: suas águas não são as mesmas e nós não somos os mesmo. Verdadeira, esta assetiva mostra o quanto o ser humano e a vida mudam ao longo do tempo, a pessoa que somos hoje, não seremos a amanhã, assim como, as águas de um rio não ficam paradas e se renovam constantemente.
II. O mundo é um perpétuo nascer e morrer, envelhecer e rejuvenescer. Tudo muda nada permanece idêntico a si mesmo. Verdadeiro, passamos por processos de mudança desde o nosso nascimento até o momento em que morremos, nada fica parado no mesmo lugar.
III. O úmido seca, o seco umedece, o quente esfria, o frio esquenta, a vida morre, a morte renasce, o dia anoitece, a noite amanhece [...]. Verdadeiro, trata-se de uma análise de contradições do mundo.
IV. O movimento é, portanto, a realidade verdadeira. Verdadeira, o movimento não para mesmo que desejamos que isso aconteça.