• Matéria: História
  • Autor: Gypsys2
  • Perguntado 8 anos atrás

(ENEM) O major Schaeffer recebeu do governo de D. Pedro I promessas de recompensa financeira para cada imigrante recrutado. Para obter maior lucro, montou uma rede de subagentes espalhados pela Alemanha a fim de angariar colonos e soldados para emigração. Os alemães que aceitavam vir para o sul do país achavam que receberiam 50 hectares de terra, vacas, bois e cavalos, auxílio de um franco por pessoa no primeiro ano e de 50 cêntimos no segundo; além da isenção de impostos nos primeiros dez anos, liberação do serviço militar, nacionalização imediata e liberdade de culto. Entretanto, no decorrer dos anos, vários desses compromissos nunca foram cumpridos.

Considerando a conjuntura histórica da primeira metade do século XIX, essa política imigratória tinha como objetivo

A) legitimar a utilização do trabalho livre.
B) garantir a ocupação dos territórios platinos
C) possibilitar a aplicação da reforma fundiária.
D) promover o incremento do comércio fronteiriço
E) assegurar a modernização das frentes agrícolas

Alguém me ajuda??

Respostas

respondido por: ferretti
35

Olá!


A intenção das medidas migratórias tomadas pelo governo brasileiro na primeira metade do século XIX, era a de ocupar a região dos territórios platinos, uma vez que a ameaça estrangeira crescia na região, principalmente por conta da ação dos espanhóis e populações ligadas à esta colonização.


A ocupação da região garantiria um maior predomínio de colonos, e, portanto, a hegemonia do domínio nacional sobre a região ainda pouco habitada e explorada.


Letra B).

respondido por: carollynyanjosanjos4
8

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares