Texto 1
O aquecimento global
O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão - um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
Texto 2
Aquecimento global: o desafio da geração
Podemos voltar atrás? Em determinado grau, não, pelo menos em curto prazo. Mas o custo do desenvolvimento feito de qualquer jeito é alto demais para as próximas gerações, e uma resposta deve ser dada imediatamente. Precisamos deixar essa capa que cobre a Terra mais fina - ou pelo menos mantê-la do jeito que ela está hoje.
Quanto mais tempo o homem demorar para implantar as soluções, pior será o futuro - lidar com as mudanças climáticas será mais caro e muito mais difícil. É por isso que o Greenpeace trabalha para pressionar governos e empresas a diminuir as emissões de gases de efeito estufa o mais rápido possível. Por isso pedimos que eles deixem de lado o carvão e o petróleo e invistam em fontes renováveis de energia, conservem suas florestas, repensem práticas agropecuárias, invistam em mobilidade e protejam seus oceanos.
Texto 3
Controvérsias sobre o aquecimento global
É difícil encontrar algum cientista que fale contra o aquecimento global. Uma revista semanal trouxe uma entrevista com um desses. É interessante o que defende o climatologista norte-americano Patrick Michaels, em sua perspectiva ele acredita que há exageros nas previsões sobre o aquecimento global. Seus dados apontam que até 2100 haveria um aumento de 1,7 graus na temperatura da Terra. Para ele, é necessário ter cautela até mesmo com essa afirmação, pois se até na análise da previsão do tempo de dias atrás existem erros, imagine acertar numa previsão de mais de 100 anos, ou seja, essa previsão de 1,7 graus pode até nem ocorrer. A tecnologia daqui a cem anos deve estar avançadíssima e controlaria mais a emissão de poluentes que ajudam no aquecimento da Terra. Michaels informa que houve dois períodos recentes de aquecimento do ar na superfície terrestre: um entre 1910 e 1945 e o outro no início de 1970 até hoje. O primeiro aquecimento não teve nada a ver com a ação do homem, já o segundo apresenta o fator humano; ou seja, esse assunto não é de agora. Ele expõe que um aquecimento moderado seria até benéfico; se houvessem invernos mais curtos, a humanidade se beneficiaria disso. A exemplo da Groenlândia perdendo camada de gelo, diz que é uma inverdade, porque há cerca de 50 anos atrás a temperatura naquela região foi mais alta do que é hoje. Prova que os ursos polares no Canadá estão aumentando e não diminuindo, como é a crença. Argumenta também que a elevação do nível do mar ocorre devido a fatores geológicos e não climáticos, e por causa disso, na costa dos EUA, nos últimos 100 anos o mar subiu 30 centímetros. No entanto, poucas pessoas perceberam, porque se adaptaram a esse fator. Ele enfatiza que nada se dará no clima ou nos níveis dos mares de forma catastrófica e sim gradual; assim acontece no mundo, o homem se adapta. [...]
...
Os textos acima apresentam diferentes perspectivas sobre o AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CAUSAS,
Por um lado, há os argumentos que defendem a tese de que as causas das mudanças climáticas são inteiramente naturais, rejeitando-se, assim, a ideia de que a ação humana cause influência no clima global e, consequentemente, nega-se a existência do aquecimento global. Por outro lado, há os que defendem a tese de que apenas uma parte das variações climáticas seja de ordem natural, julgando a ação humana como o fator de maior impacto no clima, por ser o homem o principal agente da emissão de gases do efeito estufa, como o gás carbônico (CO²), na atmosfera.
A partir de sua ANÁLISE e AVALIAÇÃO dessas diferentes perspectivas, ELEJA UMA TESE sobre as causas do aquecimento global e, COM BASE EM DADOS CIENTÍFICOS CITADOS NOS TEXTOS E/OU PESQUISADOS EM OUTRAS FONTES, APRESENTE um texto dissertativo-argumentativo.
Respostas
Olá,
Como pilares de um texto argumentativo--dissertativo sobre o Aquecimento Global, temos inicialmente no Texto I a evidência de que o fenômeno possa ser provado pelo homem, ou seja, é antropogênico. Já no Texto 2 temos o Greenpeace, instituição que é ativista acerca das questões ambientais, animais e climáticas, que realiza pressões nos governos.
Basicamente, temos que a emissão de gases, principalmente advindas da queima de combustíveis fósseis, têm causado o aumento da temperatura mundial e colaborado para o efeito estufa, grande gerador deste aumento, o que agrava ainda mais a situação, pois isso gera mudanças climáticas e catástrofes naturais.
Apesar de as teses do cientista Patrick Michaels irem na contrapartida do que é pregado, não podemo negar o fato de que nossos recursos naturais são finitos, e por isso é preciso aderir ao uso de fontes renováveis, nem que a qualidade do ar nas grandes cidades torna-se pior, assim como a saúde das pessoas, em função da queima dos combustíveis fósseis e os gases emitidos pelas indústrias.
Abraços!
Resposta:
menina me ajuda porfavor
Explicação: