Qual é o homólogo inferior do propanal ?
è ___________________________________
02. Quais os homólogos vizinhos da etanamida ?
è ___________________________________
03. Assinale o composto que é heterólogo do propinol :
a) butinol
b) propenol
c) propanol
d) propinóico
e) butenona
04.É homólogo do ácido butírico:
a) butanol
b) butanóico
c) butenóico
d) propanóico
e) acetato de etila
05. É isólogo do ácido butírico:
a) butanol
b) butanóico
c) butenóico
d) propanóico
e) acetato de etila
06. É heterólogo do ácido butírico:
a) butanol
b) butanóico
c) butenóico
d) propanóico
e) acetato de etila
07. Os compostos de fórmulas C8H18 e C4H10 são (x) entre si, assim como o álcool de fórmula C3H8O e o aldeído de fórmula C3H6O são (y) entre si.
Completando as lacunas (x) e (y) encontraremos, respectivamente:
a) homólogos e heterólogos.
b) homólogos e isólogos.
c) isólogos e heterólogos.
d) isólogos e homólogos.
e) heterólogos e isólogos.
08. (PUC-MG). Com relação aos compostos abaixo:
C2H6 C2H4 C2H2
C3H8 C3H6 C3H4
C4H10 C4H8 C4H6
é correto afirmar que as horizontais e verticais representam,respectivamente, séries:
a) heterólogas, isólogas
b) heterólogas, homólogas
c) homólogas, isólogas
d) isólogas, heterólogas
e) isólogas, homólogas
09. (UFPE). Dentre os compostos:
1 (CH4);
2 (C2H6);
3 (C2H4);
4 (C3H8);
5 (C2H2);
6 (C4H10);
7 (C3H6);
8 (C3H4);
9 (C5H12);
10 (C4H8), quais os que pertencem a uma série homóloga?
a) 1, 3, 5, 7,9
b) 2, 4, 6, 8, 10
c) 3, 4, 5, 9, 10
d) 1, 2, 4, 6, 9
e) 4, 5, 6, 7, 8
10. (Cesgranrio-RJ). Considere duas séries de hidrocarbonetos, uma homóloga e outra isóloga, de massas moleculares crescentes. Em cada uma delas, o pentano tem como antecedentes:
Respostas
Olá, boa tarde!
Para responder a estes exercícios é necessário saber que uma série homóloga apresenta compostos com a mesma função orgânica, porém a quantidade de átomos de carbono é diferente.
Já na série isóloga a cadeia carbônica apresenta mesmo número de átomos de carbono, mas varia na quantidade de hidrogênios e no tipo de insaturação.
Por fim, na série heteróloga há a mesma quantidade de carbono entre os compostos , porém as funções orgânicas são diferentes.
1) o homólogo inferior do propanal é o etanal.
2) os homólogos vizinhos da etanamida são metanamida (homólogo inferior) e propanamida (homólogo superior).
3) o composto heterólogo do propinol é o ácido propanóico (alternativa d).
4) o homólogo do ácido butírico (ou ácido butanóico) é o ácido propanóico (alternativa d).
5) o isólogo do ácido butírico é o ácido butenóico (alternativa c).
6) o heterólogo do ácido butírico é o butanol (alternativa a).
7) Os compostos de fórmulas C8H18 e C4H10 são (x = homólogos) entre si.
o álcool de fórmula C3H8O e o aldeído de fórmula C3H6O são (y = heterólogos) entre si.
Alternativa a) homólogos e heterólogos.
8) as horizontais representam séries isólogas (mesmo n° de carbonos).
As verticais representam séries homólogas (mesma função, n° de carbonos varia).
Alternativa e) isólogas, homólogas.
9) Pertencem a uma série homóloga os compostos
1 (CH4); 2 (C2H6); 4 (C3H8); 6 (C4H10); 9 (C5H12);
Alternativa d) 1, 2, 4, 6, 9.
10) Em uma série homóloga de massas moleculares crescentes, o pentano (C5H12) tem como antecedente o butano (C4H10).
Já em uma série isóloga de massas moleculares crescentes, o pentano (C5H12) tem como antecedentes o penteno (C5H10) e o pentino (C5H8). Porém, em ambos os casos as massas moleculares são decrescentes. Portanto, não há isólogo do pentano com massa molecular crescente.
Espero ter ajudado!
Olá.... Vamos lá. Primeiramente, vamos definir o que é homólogo, heterólogo e isólogo:
- Homólogo: são grupos que pertencem à mesma função, mas que apresentam diferente número de carbonos na cadeira principal.
- Heterólogo: são grupos que pertencem à funções diferentes, mas que apresentam o mesmo número de carbonos na cadeia principal.
- Isólogo: são grupos que pertencem à mesma função, e apresentam o mesmo número de carbonos na cadeia principal mas que apresentam diferente grau de saturação (ou seja, um apresenta apenas ligações simples enquanto o outro apresenta dupla ou tripla ligação).
Feito isso, vamos às respostas:
1) Sabemos o que é homólogo, certo? Porém, ele quer o homólogo inferior, ou seja, o composto com a mesma função do propanal porém com um número inferior de carbonos. Sabendo que o propanal tem três carbonos, o composto deverá ter apenas dois. Esse composto é o etanal.
2) Homólogos vizinhos, seriam o homólogo inferior e o superior. Partindo do mesmo princípio da questão 1, os homólogos vizinhos serão metanamida e propanamida.
3) Heterólogo é um composto com função diferente e mesmo número de carbonos. O propinol, citado no enunciado é um álcool (terminação OL). Todos os compostos que possuem a mesma função devem ser desconsiderados. Temos duas opções: propinóico e butenona. O propinóico começa com o prefixo (PROP), ou seja, tem 3 carbonos. Portanto a resposta correta é a letra D: Propinóico (função diferente e mesmo número de carbonos).
4) Como vimos, temos que pegar um composto de mesma função e com número diferente de carbonos que o ácido butírico. Só uma observação: você notou que o exercício está chamando de ácido butírico? Essa nomenclatura é uma opção para o ácido butanóioco, ok? Voltando ao exercício, podemos descartar todos os compostos com prefixo (BUT) correto? Além disso, podemos descartar também o acetato de etila, visto que ele apresenta função diferente. A resposta correta é a letra D: Propanóico (mesma função e diferente número de carbonos)
5) Isólogo: mesma função e mesmo número de carbonos, porém com grau de insaturação diferente. Podemos descartar todos os compostos que tem função e número de carbono diferente do ácido butírico (ou ácido butanóico). Sobraram duas opções: butanóico e butenóico. Atenção: lembra que o composto tem que ter grau de insaturação diferente? Se o ácido butírico é um alcano (só tem ligações simples), teremos que escolher um composto que tenha ligação dupla (alceno) ou tripla (alcino). Assim, a resposta correta é a letra C: Butenóico. Note que em sua nomenclatura, temos o (bute) e não (buta), o que o diferencia de um alcano.
6) Heterólogo é um composto com função diferente e mesmo número de carbonos. O ácido butírico, citado no enunciado é um ácido. Todos os compostos que possuem a mesma função devem ser desconsiderados. Temos duas opções: butanol e acetato de etila. O butanol começa com o prefixo (BUT), ou seja, tem 4 carbonos. Portanto a resposta correta é a letra A: Butanol (função diferente e mesmo número de carbonos).
7) Para essa questão, devemos lembrar o seguinte: os hidrocarbonetos apresentam apenas C e H em sua fórmula... O que muda entre eles é a quantidade de cada elemento de hidrogênio e carbono. Nos alcanos, esse número é dado da seguinte maneira: o número de hidrogênios é o dobro do número de carbonos + 2.
Com essa informação, vamos avaliar que relação há entre C8H18 e C4H10. Em ambos eles, o número de hidrogênios é o dobro do número de carbonos +2. Os dois são alcanos (mesma grau de saturação). Porém, ambos apresentam número diferente de carbonos. Assim, eles são heterólogos.
Agora vamos analisar os compostos C3H8O e C3H6O. Notamos que eles pertencem à mesma função orgânica, e ambos tem o mesmo número de carbonos. A diferença de número de hidrogênios indica que possuem uma insaturação diferente. Assim, eles são isólogos. A alternativa correta é a letra E.
8) Partindo do mesmo princípio da questão 7, notamos que nas verticais temos compostos de mesma função com número de carbonos diferentes (homólogos) e nas horizontais temos compostos com mesma função (hidrocarbonetos), mesmo número de carbonos porém grau de insaturação diferentes (isólogos). Assim, a alternativa correta é a letra C.
9) A única alternativa que representa todos os compostos homólogos é a alternativa D. Os 5 compostos pertencem à mesma função orgânica (hidrocarbonetos) porém todos apresentam número de carbonos diferentes entre si.
10) Lembrando dos conceitos de compostos homólogos e isólogos, teremos:
- Na série homóloga: o antecedente do pentano será o butano.
- Na série isóloga: não teremos, pois o penteno e o pentino não apresentam massas moleculares crescentes.
Ufa, terminamos! Espero que tenha ajudado ;)