A Língua brasileira de sinais (Libras) é usada por cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil e é a principal forma de comunicação para a maioria das pessoas surdas no país. Diante dessa afirmação, suponhamos que em uma sala de aula. Apesar, dessa afirmação, é comum perceber o desconhecimento de muitas pessoas sobre essa língua, alguns, por vezes, ficam desconfiados e custam acreditar que ela realmente é língua. Outra questão é a visão que se volta para a pessoa Surda, como pode essa parcela da sociedade ter uma língua própria? Eles têm uma cultura? São capazes de desenvolver as mesmas atividades dos ouvintes? Um aluno surdo é matriculado numa escola e, no primeiro dia de aula, percebe que não tem interprete de Libras e a professora não sabe Libras. Qual lei não está sendo cumprida pela instituição?
Respostas
respondido por:
6
A língua de sinais é uma língua usada pelos surdos. É uma língua porque consiste na primeira língua da comunidade surda, visto que nem todos tem acesso à língua portuguesa e esta é difícil do surdo entender e aprender, sendo uma opção dela.
Mas as libras é uma necessidade do surdo, assim como nós ouvintes temos que aprender nossa língua para melhorar nossa comunicação.
O surdo é uma pessoa normal, que não escuta, essa característica o impede de desenvolver algumas atividades que um ouvinte desenvolve, mas são apenas algumas coisas, principalmente as relacionadas à oralidade.
Se a escola não possui o interprete ela não esta cumprindo com a lei Nº 12.319, que determina o intérprete de libras na escola.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás