• Até que ponto o sistema educacional brasileiro possui autonomia perante as transformações e oscilações políticas, sociais e econômicas?
Respostas
Olá,
Em relação até que ponto o sistema educacional brasileiro teria autonomia perante as transformações e oscilações políticas, sociais e econômicas, podemos afirmar que tal autonomia é muito limitada, dando destaque em relação às alternâncias de poder no Governo Federal e no Ministério da Educação.
As disponibilidades e consequentes envios de recursos são aspectos muito precários no Brasil, o sistema educacional é totalmente dependente das verbas, que em sua maioria, saem dos municípios e chegam ao governo federal para serem redistribuídas depois.
Isso prejudica muito a resiliência e autonomia do sistema educacional brasileiro, que fica a mercê das trocas de poder e dos consequentes investimentos locais.
Somente uma inversão nessa lógica poderia conferir maior independência; o dinheiro dos tributos e impostos deveriam permanecer, em sua grande parte, nos estados e municípios, gerando maior capacidade de aplicação no sistema educacional, fortalecendo-o, dessa forma.
Abraços!