Os nanomateriais são materiais que possuem uma grande variedade de aplicações, principalmente, devido a suas características estruturais. Além disso, cientistas vêm estudando materiais que possam ter suas propriedades físico-químicas aprimoradas para aplicações no campo da nanociência e tecnologia. Avalie as afirmativas, sobre nanomaterial grafeno, apresentadas a seguir.
Elaborado pelo professor, 2018.
I. O grafeno apresenta condutividade térmica cerca de 100 vezes maior do que a condutividade térmica do cobre na temperatura ambiente e uma absortividade (absorbância óptica) de 2,3%, sendo praticamente invisível a olho nu.
II. O grafeno é um alótropo do carbono, elemento abundante na crosta terrestre e, por essa razão, a utilização do grafeno é promissora.
III. A cristalinidade do grafeno confere a esse material propriedades eletrônicas, óticas e mecânicas promissoras para aplicações tecnológicas, algumas dessas características são baixa mobilidade dos carregadores de carga, pouca transparência, pouca resistência a tensão mecânica e flexibilidade.
IV. Devido à baixa densidade de defeitos em sua estrutura cristalina, que aumenta a possibilidade de dispersão, fornecendo a ele uma condução de corrente elétrica muito baixa à temperatura ambiente, possibilitando aplicações na indústria eletrônica, como na produção de transistores, circuitos eletrônicos integrados e em eletrônica de alta frequência.
Estão corretas as alternativas:
Alternativa 1: I e II, somente.
Alternativa 2: II e III, somente.
Alternativa 3: III e IV, somente.
Alternativa 4: II e IV, somente.
Alternativa 5: I e IV, somente.
Respostas
Olá!
A alternativa correta é:
Alternativa 2: II e III, somente.
O prefixo “nano” refere-se à escala de medida cuja grandeza é o nanômetro (nm), que corresponde a um bilionésimo do metro, 10-9 m. São denominados nanomaterais (NM), os materiais que apresentem pelo menos uma dimensão na escala manométrica, que varia entre 1 a 100 nm.
Espero ter ajudado.
Resposta: Resposta correta 1 e 2
Explicação:
A cristalinidade do grafeno confere a esse material propriedades eletrônicas, óticas e mecânicas essenciais para inúmeras aplicações. Alta mobilidade dos carregadores de carga, transparência, resistência a tensão mecânica e flexibilidade são algumas dessas características que tornam esse material promissor para vários ramos da ciência e da tecnologia. Contudo, um dos grandes desafios da produção de grafeno é encontrar um método de produção que obtenha um alto grau de pureza e que também seja aplicável em larga escala.
As propriedades eletrônicas do grafeno são muito exploradas devido à sua baixa densidade de defeitos na estrutura cristalina, que reduz a possibilidade de dispersão, fornecendo a ele uma mobilidade de carga (condução de elétrons, corrente elétrica) muito alta à temperatura ambiente. Essas características são marcantes na indústria eletrônica, como na produção de transistores, circuitos eletrônicos integrados e em eletrônica de
alta frequência.