Levando em conta que o Berílio (Be) tem eletronegatividade 1,5 e pertence à família 2A, que tipo de ligação fará com o Bromo (Br), que pertence à família 7A e tem eletronegatividade 2,8?
Respostas
Olá, tudo bem?
As alternativas que completam a questão são:
A) Ligação iônica, visto que o Be exercerá baixa atração aos elétrons e os perderá, sendo que o Br exercerá alta atração aos elétrons e assim ocorrerá a transferência de elétrons.
B) Ligação covalente, visto que o Be exercerá baixa atração aos elétrons e os perderá, sendo que o Br exercerá alta atração aos elétrons e assim ocorrerá a transferência de elétrons.
C) Ligação iônica, visto que o Be exercerá elevada atração aos elétrons, sendo que o Br exercerá atração ainda maior aos elétrons e assim ocorrerá o compartilhamento de elétrons.
D) Ligação covalente, visto que o Be exercerá elevada atração aos elétrons, sendo que o Br exercerá atração ainda maior aos elétrons e assim ocorrerá o compartilhamento de elétrons.
A reação que ocorre entre esses dois elementos é a formação do composto brometo de berílio (BeBr2).
A eletronegatividade é uma propriedade periódica dos elementos que indica a tendência que cada um tem de atrair os elétrons em uma ligação química.
De acordo com a eletronegatividade desses elementos, podemos concluir que o berílio possui baixa eletronegatividade e o bromo alta eletronegatividade.
O berílio pertence ao grupo dos metais alcalino-terrosos e é relativamente pouco reativo, mesmo quando reage com elementos bastante eletronegativos (como o bromo) tem a tendência de fazer ligações covalentes, ao contrário do que acontece com os outros elementos do mesmo grupo.
Resposta: D) Ligação covalente, visto que o Be exercerá elevada atração aos elétrons, sendo que o Br exercerá atração ainda maior aos elétrons e assim ocorrerá o compartilhamento de elétrons.