Respostas
Bioma original do litoral brasileiro, a Mata Atlântica tem 50 milhões de anos e cobre uma faixa que vai do Piauí ao Rio Grande do Sul, estendendo-se até a Argentina e o Paraguai.
Algo em torno de 15% do território nacional está sob o domínio da floresta, numa área composta por 17 estados. A cobertura florestal atingia 1,3 milhão de quilômetros quadrados quando os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, mas restam hoje somente 94 mil quilômetros quadrados de mata nativa, o que significa que apenas 7,3% da floresta original sobreviveram à devastação.
Por sua extensão grandiosa, a Mata Atlântica é dona de infinitas formas de vida. Nela existem variados tipos de florestas, relevos e populações que juntas, formam o bioma mais rico do País, distribuído em faixas litorâneas, florestas de baixada, matas interioranas e campos de altitude.
Ecossistemas da Mata Atlântica
O aspecto comum a toda a região da Mata Atlântica está em sua unidade como detentora da segunda maior diversidade biológica do mundo. Na Mata Atlântica encontra-se a floresta ombrófila densa, com sua mata sempre verde, samambaias, bromélias e palmeiras, nas encostas da Serra do Mar e em ilhas entre os estados do Paraná e Rio de Janeiro. A floresta ombrófila mista, nos planaltos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com as araucárias (Araucaria Angustifolia) símbolo do sul do Brasil. E ainda a floresta estacional semidecidual, cujas árvores perdem suas folhas na época seca, brejos, campos de altitude e manguezais.